O Executivo está pedindo à Câmara de Vereadores autorização para contratar operação de crédito de até R$ 50 milhões para investir em melhoria estrutural e funcional de vias.
O financiamento já está garantido pelo Banco do Brasil, segundo informação da prefeitura. “A prefeitura recuperou o crédito graças às reformas estruturais realizadas com apoio do Legislativo”, garante o prefeito. O projeto foi encaminhado nessa quinta-feira, 12.
O documento prevê a execução de obras de pavimentação em 23 trechos, que somam 33 quilômetros de vias restauradas.
Nos últimos dez anos, a média anual de investimentos em Recuperação de Pavimentos foi de R$ 10 milhões/ano.
As obras também trarão benefícios públicos e economia aos cofres municipais. Estudos indicam que os custos para reconstrução de pavimentos danificados podem chegar a até oito vezes o valor de uma obra de recuperação.
O projeto prevê a recuperação estrutural do pavimento asfáltico desde a base, com remoção da estrutura antiga por completo e criação de um novo pavimento.
De acordo com o cadastro viário da prefeitura, a cidade tem 2.790 quilômetros de vias públicas, dos quais 1.155 quilômetros são pavimentados com revestimento asfáltico, que representam 42% da extensão da malha viária.
Destes, 120 quilômetros de vias precisam de recuperação estrutural.
Entre os trechos de vias que serão contempladas no projeto estão: Cristóvão Colombo, Benjamin Constant, Assis Brasil, Sertório, Estrada João de Oliveira Remião, Estrada Belém Velho, rua Santo Antônio, General Câmara, entre outros.