Está marcada para a quarta-feira, 23, a segunda audiência pública para discussão do projeto de concessão do Mercado Público de Porto Alegre a um gestor privado.
A data foi anunciada pelo secretario de parcerias estratégicas, Thiago Ribeiro, depois da apresentação do projeto elaborado pela Secretaria a empreendedores interessados.
A apresentação foi desenvolvida em duas etapas: on-line e presencial. Em ambas as ocasiões, o secretário explicou as premissas econômicas do projeto falando dos valores de investimento em infra-estrutura e também para a gestão do local.
“A concessão prevê 25 anos, sendo que nos três iniciais deve ser feito o investimento de aproximadamente R$ 40 milhões em reformas para melhoria de drenagem, sanitários e fachada, além de iluminação interna e cênica externa, a troca da rede elétrica e mais acessibilidade“.
O titular da pasta ressaltou ainda que o mix de lojas deverá ser respeitado, bem como o layout do Mercado.
Ribeiro destacou a importância de os possíveis investidores utilizarem para sugestões o formulário disponível no site da Secretaria de Parcerias Estratégicas na área destinada a consulta pública, que ficará disponível até a próxima quarta-feira, dia 23, quando acontece a continuação da audiência pública iniciada no dia 17.
No endereço http://www2.portoalegre.rs.gov.br/ppp/default.php?p_secao=1452 encontra-se o edital e informações sobre a consulta e audiência públicas. Na penúltima linha (item 6), está o formulário para a consulta pública, que deve ser preenchido e encaminhado por email para consultamercadopublico@portoalegre.rs.gov.br. O formulário está disponível para qualquer pessoa ou instituição.
Visita ao Ministério Público
O projeto também foi mostrado aos promotores de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público, Heriberto Ross Maciel e Debora Regina Menegat. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, eles explicaram as preocupações do órgão sobre o projeto e se mostraram mais tranqüilos após as explicações dadas pelo secretário sobre como está sendo pensada a modelagem. “ Saímos dessa reunião com outra visão do que está sendo desenhado. Tínhamos dificuldade de ver como ficaria o Mercado, mas agora ficou muito claro que está sendo montado um modelo com muita consistência e de grande qualidade técnica”, diz Roos.