Torres de 130 metros na orla do Guaiba, a polêmica anunciada

Os diretores do Hype Studio Arquitetura, Fernando Balvedi e Maurício Santos, fizeram no Instituto dos Arquitetos/Rs  uma apresentação do projeto que  Sport Club Internacional encomendou para a a área junto ao estádio Beira  Rio.
A implantação do que está planejado depende de mudança no Plano Diretor para alterar o limite de altura fixado para a orla e permitir uso residencial.

A área de 2,5 hectares está dentro de espaço sob controle do Internacional.
O projeto inclui duas torres, onde serão construídos um hotel e flat e apartamentos e escritórios que estão causando muita polêmica entre os moradores de Porto Alegre.
A maior torre deverá ter até 130 metros de altura ou 43 andares. Se construída será a maior do Rio Grande do Sul. Hoje, é possível construir na região até 52 metros de altura, 17 andares.
Os diretores do Hype Studio, depois da apresentação, participaram de um debate na noite de quinta-feira, 01/8, no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS).
Santos explicou que foi pensada a melhor solução e não simplesmente aumentar o número de andares. “É preciso ficar claro que nossa proposta de mudança na volumetria foi para um terreno que não é comum, uma exceção”
O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) ainda não foi votado pelo Conselho do Plano Diretor. Além disso, depende de apreciação na Câmara de Vereadores e análise do projeto arquitetônico e licenças ambientais na prefeitura.
A crítica de alguns arquitetos participantes do debate é em relação a quebra de um paradigma que poderá ter consequências para toda a região próxima da Orla do Guaíba.
A Multiplan, dona do BarraShoppingSul irá construir 19 torres no entorno do Jockey Club, além das obras do projeto Pontal.
O presidente do IAB-RS, Rafael Passos, sugeriu a realização de uma consulta pública com a possibilidade de uma análise mais elaborada do projeto.
 
 

Deixe uma resposta