Viaduto dos Açorianos será liberado para trânsito até o dia 20 de setembro.

 

Texto e fotos de Higino Barros

Interditado desde 10 de maio de 2020, o Viaduto dos Açorianos está  com as obras de recuperação em fase final.

Até dia 20 de setembro, segundo expectativa do titular da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI), Pablo Mendes Ribeiro, data que se comemora a Revolução Farroupilha, será liberado.

Localizado na Borges de Medeiros, sobre a avenida 1ª Perimetral, no Centro Histórico, o viaduto construído em 1973 possui 202 metros de comprimento, com cinco vãos livres, duas pistas de rolamento, três faixas de tráfego em cada uma, além de passeios públicos em ambos os lados e um divisor físico de concreto entre as pistas.

Ele liga o centro da cidade ao Parque Marinha do Brasil, à avenida Beira-Rio e à zona sul da capital.

Falta de interesse

Os serviços para a execução do projeto em 2020, no governo Nelson Marchezan, tiveram orçamento de R$ 84.457,97. Mas por falta de interesse das empresas na licitação, elas só tiveram início em 22 de fevereiro de 2021, já na gestão Sebastião Melo.

No sábado agora, dia 28, funcionários da empresa encarregada das obras colocaram asfalto nas vias onde trafegam os carros e no entorno do viaduto. Nessa segunda-feira, dia 30, os trabalhos foram de pintura nas laterais do viaduto, reparo nas calçadas e outros serviços.

Segundo os trabalhadores tudo deverá estar concluído no máximo até o final de setembro.

Foram feitas a recuperação estrutural de pilares e vigas dos encontros, tratamento de fissuras e rachaduras, reforço da viga longitudinal central e lajes de transição. Foram trocados ainda os aparelhos de apoio, as juntas de dilatação e os drenos de escoamento de água, além do tratamento da armadura e do concreto, limpeza e pintura, entre outros reparos.

 

Deixe uma resposta