Foto: Divulgação

Recomendações para adquirir um carro usado

Milko Bikic

Ter a possibilidade de comprar um veículo usado como um carro Fiat Toro, por exemplo, é uma boa opção, principalmente porque pelo fato de não ser um 0 km, você não é obrigado a investir muito dinheiro. Por outro lado, se você sonhava com um carro novo, pode ser frustrante comprar um carro usado que não seja aquele que você desejava. Mas tudo pode resultar em um negócio bem-sucedido, se tiver calma e fizer uma pesquisa para encontrar o carro que você quer ao melhor preço.

Uma das primeiras coisas a fazer quando ser quer comprar um Fiat Toro usado ou qualquer outro veículo usado, é determinar o seu orçamento disponível para essa compra. Se a sua intenção é pagar à vista, tudo bem, você já sabe quanto pode gastar. Porém, se a intenção é pagar em prestações, faça os cálculos para saber quanto deverá pagar mensalmente e se você conseguirá fazer isso. Para ter a certeza, você deve saber que a parcela mensal não deve ultrapassar o 20% do seu ingresso mensal.

Você deverá também fazer os cálculos das despesas com a manutenção, o seguro e os gastos de combustível. Quanto mais caro for o veículo que você comprar, maiores serão os gastos com a manutenção. Um Toro usado ou um carro similar pode ser uma boa pedida, dependendo do seu orçamento.

Foto: Divulgação

Como escolher o carro ideal para você

  • Em primeiro lugar, você precisa decidir quais são as características que você quer que esse carro tenha. Faça uma lista com as prioridades quanto a equipamentos e acessórios, bancos, capacidade de carga e eficiência de combustível. Depois, procure toda a informação possível na página web do fabricante. Em seguida, procure saber o valor desse mesmo carro sendo um 0 km, porque desse modo você poderá ter uma ideia do valor do modelo usado.
  • Analise os modelos que estejam dentro das suas possibilidades econômicas. Sabendo quais são as marcas e os modelos que estejam dentro desses parâmetros, você poderá começar a averiguar pela antiguidade dos veículos e os seus respectivos valores. Cada marca e modelo tem uma desvalorização diferente. Tudo depende do ano, da quilometragem: dois carros com 3 anos de antiguidade, sendo que um rodou 30.000 km e o outro 120.000 km, será mais barato aquele que rodou mais quilômetros!
  • Faça um test-drive do carro que você quer compar. Só uma foto em uma página web não é suficiente para tomar uma decisão econômica tão importante. Você deverá ter a oportunidade de dirigir o carro que pretende comprar para poder checar como você se sente dirigindo esse veículo. Se você escolhe um dos carros turbo usados ou mesmo outro tipo de carros, sempre será importante sentir como eles se comportam com você no volante. Se você conhece alguma pessoa, familiar ou amigo, que tenha exatamente o mesmo modelo, peça para poder dirigir por um tempinho, para conhecer bem como é o carro sob o seu comando.
  • Use e abuse da internet para procurar o carro que você quer. Existem muitas páginas que fazem comparações e todas as concessionárias têm as suas páginas. Assim, você poderá ver tudo o que tem na internet de ofertas e promoções, bem como checar modelos, antiguidade, quilometragem e outros detalhes e características. Como, por regra geral, os carros que estão anunciados na internet costumam ser vendidos rapidamente, se você encontrou um que você gosta e está dentro do seu orçamento, não perca tempo e entre logo em contato com o vendedor, para combinar conhecer o veículo pessoalmente e fazer o test-drive antes de fechar negócio.
  • Faça um passeio pelas concessionárias da sua cidade para ver o que elas têm para oferecer. Muitas delas só trabalham com veículos usados e possuem diferentes marcas e modelos. Outras, só trabalham com uma única fábrica. Vale a pena ter tempo para poder visitar várias e ver as opções que existem no mercado de carros usados.
  • Procure anúncios de próprios donos de carros usados, que preferem vender de forma direta e não através de uma concessionaria. Provavelmente você conseguirá um preço melhor. Mais vá com um mecânico da sua confiança para ter a certeza de estar comprando um veículo sem problemas. Acontece que, mesmo conseguindo um preço melhor com o antigo dono, comprando em uma concessionaria você terá uma garantia, muito importante para quem compra um veículo usado.