O Estado cedeu ao município de Porto Alegre uma área de 43.800 metros quadrados para a construção de um loteamento com 700 casas na Vila Liberdade, no bairro Hmaitá, entorno da Arena do Grêmio. O termo de cessão foi assinado na manhã desta sexta-feira, 13. A transferência, firmada pelo prefeito José Fortunati e pelo secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, era aguardada desde o incêndio que atingiu a vila, em janeiro de 2013.
O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está encarregado dos estudos de sondagens para a conclusão do projeto de infraestrutura, que embasará a seleção pública para escolher a empresa que executará as obras. “Poderemos, agora, construir as moradias que a Vila Liberdade necessita”, disse o prefeito. Ele lembrou o engajamento histórico da comunidade nas assembléias do Orçamento Participativo. “A plenária realizada aqui é uma das principais da cidade, sempre com grande participação e envolvimento das lideranças”, observou.

A assinatura do documento contou com a presença de moradores. O incêndio de 2013 atingiu 90 casas, desalojando 194 famílias, sendo que a maioria encontra-se amparada pelo aluguel social viabilizado pela prefeitura em residências próximas. “Só tenho a agradecer, esta é uma conquista com que sonhamos há muito tempo. A prefeitura enxergou a nossa causa e levantou essa bandeira junto conosco”, destacou o presidente da Amovil, Erlon Nogueira de Lima.
Atualmente, o departamento constrói 82 unidades habitacionais na avenida Frederico Mentz, para algumas famílias da Liberdade. Moradora há 22 anos do local, a aposentada Adiles Pereira, que hoje conta com o aluguel social, não escondia o sorriso ao falar das perspectivas futuras. “Ter um apartamento aqui será a felicidade máxima”, imaginou. Também participaram do ato o vice-prefeito Sebastião Melo, o secretário de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, o vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Mario Fraga, e gestores do Centro Administrativo Regional (CAR) Humaitá-Navegantes.
leia mais
Vila Liberdade: terreno garantido, projeto a executar
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
Uma resposta para “Vila Liberdade: terreno garantido, projeto a executar”
-
ixi…se ralou a arena do gremio

Deixe um comentário