De 18 de maio a 17 de junho de 2018, no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul (Sala Múltiplos Usos), o público pode conferir a exposição fotográfica Tornar-se negro. A mostra exibe cerca de 40 imagens de estudantes negros da rede de ensino pública, acompanhadas de depoimentos, cujo projeto busca valorizar o sentimento de pertença étnico-racial dos jovens e também contribuir para a afirmação da identidade negra. Entrada franca.
A iniciativa é do Coletivo Quilombo de Ação Educativa, com apoio do coletivo Africanidades – grupo de educadores que responde pelo projeto educativo homônimo, realizado no Memorial do Rio Grande do Sul.
As fotografias em preto e branco, registradas com diafragma aberto, diminuem a profundidade de campo, causando o efeito desfocado. O objetivo é propiciar um diálogo mais próximo entre o fotografado e o público, buscando maior sensibilização nas imagens apresentadas. “Os retratos e as falas são utilizadas como ferramenta para a positivação da negritude e de valorização do sentimento de pertença étnico-racial desses jovens negros” – revelam os coordenadores do projeto Giovanna Luvizetto, João Pedro Siliprandi e José Ernesto Melo.
As escolas selecionaram os alunos para sessões de fotos e entrevistas. Outra seleção elegeu as imagens e os depoimentos que integram a mostra. Após o evento no Memorial do RS, a exposição será apresentada de forma itinerante nas escolas participantes, conforme cronograma estabelecido junto às unidades escolares.
Além da exposição física, uma mostra virtual contemplará a totalidade dos alunos que integraram o projeto. O evento busca financiamento de forma colaborativa (http://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-tornar-se-negro).
SERVIÇO
Exposição fotográfica: Tornar-se negro.
Memorial do Rio Grande do Sul – Sala Múltiplos Usos – 2º andar.
Av. Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico de Porto Alegre/RS.
Entrada franca.
40 imagens de estudantes negros da rede pública de ensino, no Memorial/RS
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário