O escritor, radialista e historiador uruguaio Nelson Caula lançará seu livro Candombe Beat, em Porto Alegre, no próximo dia 16, terça-feira, às 20h, no Café Fon Fon. No lançamento haverá uma conversa com o autor e participação musical de artistas gaúchos como Raul Ellwanger, Nelson Coelho de Castro e Betty Krieger. A entrada é franca e exemplares da obra estarão à venda.
” Candombe Beat – Origem e criadores de um som com identidade”, é o nome do livro de Nelson Caula que aborda a história e a essência deste gênero da música popular uruguaia, germinado na década de 1960. Nele estão os autores e intérpretes, a discografia, as obras, os sucessos, além do contexto político e sociocultural de onde ele se desenvolveu.
Combinando história, crônica, memória e análise, Nelson Caula baseia-se em uma profunda reflexão a partir da sistematização e investigação de seu arquivo pessoal, montado em mais de quatro décadas. Desde as origens, do protocandombe beat do praticamente desconhecido afro-uruguaio Pedro Ferreira e os Candombes de Vanguardia conduzidos por George Roos, até a aparição do grupo El Kinto, o primeiro conjunto emblemático que estreou o gênero, passando pelo roteiro de forte presença no Uruguai até os anos 1970, cuja expressão sólida se concentra no grupo Totem, de projeção internacional, a exemplo do grupo Opa, que traz influências do jazz-rock e do funk.
O livro elenca depoimentos de vários artistas, como os irmãos Fattoruso, Ruben Rada, Dino, Eduardo Mateo, Jaime Roos, Manolo Guardia, entre outros testemunhos daqueles que presenciaram e que compuseram esse patrimônio musical uruguaio.
Livro sobre Candombe é lançado pelo uruguaio Nelson Caula em Porto Alegre
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário