Para Waldir da Silveira, um dos motivos do sucesso é o novo espaço no Cais do Porto (Fotos: Carla Ruas)
Carla Ruas
A feira “bombou” nestes seis dias de vendas. A expressão é do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Waldir da Silveira, em entrevista à imprensa. Os números confirmaram o que já era esperado. “O público visitante e o número de vendas de livros ultrapassam significantemente aos do ano passado”, comemorou. Até o dia 15, a expectativa positiva se mantém. “Nós distribuímos as atrações ao longo da feira para que as pessoas venham mais de uma vez visitar o espaço.”
Neste mesmo período de 2004 foram vendidas aproximadamente 126 mil obras, contra 195.700 deste ano, o que representa um aumento de 30 %. Parte deste acréscimo se deve à área infantil, que quadruplicou o número de vendas, de 15 mil para 58 mil exemplares. Segundo o presidente, esta diferença foi causada pela ampliação da área infanto-juvenil no armazém central do Cais do Porto. “No momento em que se recebe melhor o público e novas atrações são oferecidas, as pessoas se motivam para comprar mais”, avalia.
Uma característica peculiar deste ano é o preço médio dos livros vendidos, que não ultrapassa 19 reais na área geral e 11 reais na área infantil. Waldir da Silveira acredita que o consumidor está comprando livros mais baratos devido às suas dificuldades financeiras. “O consumidor está com vontade de comprar, mas esta com dificuldade. Grande parte das vendas até agora foi de livros pockets e de balaios”, completa.
Os livros mais vendidos
Ficção
1)Fortaleza Digital (Dan Brown)
2)O Código da Vinci (Dan Brown)
3) O Cão de Bakervilles (Arthur Conan Doyle)
Não Ficção
1) Egito dos Faraós (Airton Ortiz)
2) Voltaremos – Anonymus Gourmet (J.A. Pinheiro Machado)
3) Desembarcando o Colesterol (Fernando e Fernanda Luchese)
Esta pesquisa é uma realização da Câmara do Livro em conjunto com a Secretaria Municipal da Cultura, e consiste em olhar as sacolas de consumidores selecionados ao acaso.
Deixe um comentário