Hoje é o último dia para o cadastro de empresas interessadas em formar futuros consórcios com a Eletrosul de geração de energia eólica. A estatal, subsidiária da Eletrobras, é a sócia majoritária do complexo eólico do Cerro Chato que está sendo construído em Santana do Livramento, fronteira-oeste do Rio Grande do Sul.
O foco principal são os leilões (A-3 e de Reserva) que estão previstos para o segundo trimestre deste ano. A Eletrosul vai constituir Sociedades de Propósito Específico, em caso de êxito, para a construção, operação e manutenção dos empreendimentos.
O diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, explica que a empresa estuda o tema desde 2004, quando instalou equipamentos para medição dos ventos no Sul do Brasil. “Temos licenciados 42MW e prevemos entre 120 e 150MW para os próximos leilões”.
O diretor aponta que o aumento da competitividade dos projetos em eólica está transformando esta fonte na segunda alternativa em energia. “Os valores ainda são mais altos que os das hidrelétricas, mas estão sendo reduzidos. O mercado está percebendo as vantagens econômicas e ambientais desta alternativa”.
As empresas interessadas têm até as 18 horas desta sexta-feira para preencher o formulário disponibilizado no site www.eletrosul.gov.br
Informações podem ser obtidas pelo e-mail leilaopar@eletrosul.gov.br