O dia começou quente. Quando o presidente da 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Leandro Paulsen, deu início à sessão do julgamento de Lula, pontualmente às oito e meia da manhã, a temperatura já era alta em Porto Alegre.
Milhares de apoiadores do ex-presidente Lula já se concentravam no anfiteatro Pôr do Sol, em vigília. Caravanas não paravam de chegar, do interior do Estado, Santa Catarina, Paraná, Uruguai.
Os militantes se reuniam em torno de dois carros de som, dos grupos percussivos e dos espaços com sombra. Em um dos trios elétricos, dois trovadores da região das missões. “Lula não vai para a cadeia por causa dessa quadrilha”, atacou um. “Ele só vai ser preso se for nos braços da nossa gente”, respondeu o outro.
Ao longo da manhã foram se juntando artistas de outros estados, misturando os sotaques. Lideranças do Partido dos Trabalhadores e de diversos movimentos se revezavam nas falas.

Há um quilômetro, centenas de policiais e viaturas e diversas barreiras até o prédio onde transcorria o julgamento. O primeiro voto foi o do relator, o desembargador João Pedro Gebran Neto. Após três horas e meia de leitura, apresentou sua sentença, que viria a ser confirmada por seus dois colegas: doze anos e um mês de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Após o voto, a sessão foi interrompida para o almoço. Neste momento alguns manifestantes começaram a deixar a vigília. Bonés da CUT, camisas do PT e faixinhas “Lula vale a luta” se espalharam pelos restaurantes da região central.
No meio da tarde, o tempo começou a virar em Porto Alegre. Quando o desembargador Victor dos Santos Laus concluiu o último voto da tarde, decretando os três a zero, a chuva que se anunciava caiu forte sobre a Capital gaúcha. A manifestação rapidamente dispersou.
Abaixo de muita água, se ouvia um samba afinado. A bateria do núcleo Santa Margarida, do PT do Rio de Janeiro, seguia firme. “Eu sou resistência / Até o Lula assumir a presidência”.




Abaixo de sol e chuva, apoiadores de Lula mantiveram vigília
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário