A GALERIA ABERTO CAMINHO DE ARTES E ESTUDIO DEZENOVE (GALERIA DO RIO DE JANEIRO), INAUGURAM SEGUNDA EDIÇÃO PROJETO VITRINE EFÊMERA EM PORTO ALEGRE COM AS EXPOSIÇÕES “VIDA”, DE ROGÉRIO LIVI E “DESVIO”, DE BRUNO TAMBORENO
A parceria entre os espaços que já vem se consolidando desde o final de 2017, tem como inspiração projeto de mesmo nome realizado na vitrine do Estudio Dezenove desde o final dos anos 90 em Santa Teresa no Rio de Janeiro.
Para esta edição do Projeto espaço cultural Aberto Caminho de Artes apresentará na Vitrine Efêmera a instalação “Vida”, do artista Rogério Livi com curadoria de José Francisco Alves. Para o artista, esta instalação representa nossa vida cotidiana, que pode ter tanto momentos de cor, quanto espinhos.
No espaço interno, acontece a mostra “Desvio” do artista Bruno Tamboreno, que pode ser entendida como um enquadramento de um processo de criação que, por sua natureza, é disforme e não linear.
O evento acontece no dia 20 de outubro, sábado, às 11h. O ABERTO fica na Mal. Floriano, 760, no Caminho dos Antiquários, Centro Histórico. As exposições permanecem até 01 de dezembro. Entrada gratuita.
O projeto…
Vitrine Efêmera é fruto da parceria do ABERTO CAMINHO DE ARTES com o Estudio Dezenove do Rio de Janeiro e tem como inspiração projeto de mesmo nome realizado na vitrine desse último espaço desde o final dos anos 90. O contexto de Vitrine Efêmera no Rio de Janeiro é o bairro de Santa Teresa, historicamente um lugar de muitos acontecimentos na arte e na cultura, sem dúvida um território fértil para muitas manifestações artísticas. Pela vitrine do Estudio Dezenove já passaram mais de 60 artistas contemporâneos e tal projeto segue sendo uma referência na cena artística da cidade do Rio de Janeiro.
O ABERTO CAMINHO DE ARTES é um espaço cultural que busca na sua essência a exacerbação da liberdade criativa e o convívio plural de todas as formas de manifestações culturais. No Centro Histórico, coração pulsante da cultura em Porto Alegre a arte contemporânea, música, literatura, arte urbana, fotografia, cinema, dança… enfim, a arte, é levada para a rua que é onde estão as pessoas para a qual ela é feita. Tudo isso junto ao Caminho dos Antiquários, destino cultural há mais de 10 anos na cidade. A coordenação do projeto é de Marla Trevisan e Julio Castro, com parceria cultural da Babilônica Arte e Cultura.
Os artistas…
Rogério Pohlmann Livi
Cachoeira do Sul /RS, 1945
Dedica-se à escultura, desenho, fotografia, vídeo e história da arte. Foi professor e pesquisador em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e desde 1998 frequenta oficinas no Atelier Livre Xico Stockinger em Porto Alegre. Participa de exposições coletivas desde 2001, destacando: Mestres Reinventados, galeria do DMAE, Porto Alegre, 2018; Água, Essência da Vida, Palácio do Ministério Público do RS, Porto Alegre, 2018; Aã, Fundação Vera Chaves Barcelos, Viamão, 2017; Incentivo à Produção Chico Lisboa, MARGS, 17/12/2016 a 29/01/2017; Identidade Desenho, Porão do Paço, Porto Alegre; em 2014 e em 2016; Vontade: para tudo na vida, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (MAC RS), 2014; Salão da Câmara Municipal, Porto Alegre, 2014; Entre: curadoria A-Z, MAC RS, 2013 e O jardim do Rei, uma visão poética da História Natural de Buffon, Museu de Ciências Naturais FZB RS (Prêmio Especial do Júri no Açorianos de Artes Plásticas 2013); A imagem da palavra, Centro Subte, Montevidéu, Uruguai; Idades Contemporâneas: Poéticas em Paralelo, MAC RS, 2012; Do Atelier ao Cubo Branco, MARGS, Porto Alegre, 2011. Expos em parceria: com Silvia Livi no Porão do Paço, 2016; com Antônio Augusto Bueno, 2° Prêmio IEAVi 2013, CCMQ (Menção Honrosa); com Carlos Krauz, Espaço Chico Lisboa, 2012 e com Selir Straliotto, Ecarta, 2009, em Porto Alegre. Exposições Individuais: Voo 4° Prêmio IEAVi, Galeria Virgilio Calegari, CCMQ; 2016 (Indicada para o Prêmio Açorianos de Escultura); Floresta Fantástica, Galeria Lunara, 2013; Pictóricas, Espaço Rotta Ely, 2009; Microvariações sobre um tema, Atelier Subterrânea, Porto Alegre, (Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, Artista Revelação 2008 e o Prêmio RBS Cultura 2009 Artista Revelação) e em reedição ampliada na Feevale, Novo Hamburgo, 2009. Pelo Prêmio Maria Conceição Menegassi do Salão do Atelier Livre 2005, fez individual com Esculturas Cinéticas no Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre, em 2006.
Tem obras no MAC RS e na Pinacoteca Municipal, Porto Alegre.
Bruno Tamboreno
Bagé, RS, 1989
Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
Discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Integrante da Equipe da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS.
Membro do NAI – Núcleo de Arte Impressa da UFRGS.
Exposições:
FUTURAMA 3 – Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul MAC-RS. Porto Alegre, 2018;
Núcleo de Arte Impressa – IAB-RS. Porto Alegre, 2018;
Dialogando com a Imagem – Casa de Cultura Pedro Wayne. Bagé/RS, 2017;
Bruno Tamboreno e Gilberto Tomé, II Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut – Galeria do Goethe-Institut.
Porto Alegre/RS, 2017
Entre Imagens – Bruno Tamboreno. IAB-RS – Porto Alegre/RS, 2017
Novíssima Geração, desenho e pintura – Museu do Trabalho, Porto Alegre/RS 2017
Faturas – Memorial do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS – 2016
Três Novos Olhares – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Porto Alegre/RS – 2016
Coletiva no MGB – Museu da Gravura Brasileira – 2016
Água e gordura não se misturam: LitografIA – Sala Ado Malagoli,
Instituto de artes UFRGS. Porto Alegre/RS – 2016
Água e gordura não se misturam: LitografIA – UNIVATES. Lajeado/RS – 2016
Processos Cruzados – Clube de Cultura. Porto Alegre/RS – 2015
Os Coletivos – Casa de Cultura Pedro Wayne. Bagé/RS – 2010
Serviço
Vitrine Efêmera Vida, de Rogério Livi com curadoria de José Francisco Alves
Desvio, exposição de Bruno Tamboreno
Abertura: 20.10.2018, sábado, das 11h às 14h.
Local: Aberto Caminho das Artes. Rua Marechal Floriano Peixoto, 760.
Horários: Segunda a sexta, das 14h às 17h. Aos sábados conforme a agenda disponibilizada em facebook/abertoartes
Encerramento: 01.12
ABERTO Caminho de Artes
Rua Marechal Floriano Peixoto, 760 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS Brasil
Horário:
Seg-Sex: 13h-17h
Sáb: 10h-15h
Deixe um comentário