O Acampamento Intercontinental da Juventude, adota uma experiência inédita neste 10º ano do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.
Ao contrário dos outros anos, o acampento é em Lomba Grande – uma área rural de Novo Hamburgo – onde a preocupação é integrar as pessoas com o meio ambiente.
Logo no primeiro dia do Fórum, há pelo menos 2.500 pessoas no acampamento. Que conta com uma infraestrutura voltada para influenciar a sustentabilidade.
A alimentação do acampamento é fornecida pela comunidade local, que é formada em sua maioria por produtores rurais ligados à economia solidária.
É possível comprar produtos orgânicos e caseiros, que também podem ser trocados pelo MATE, moeda social do fórum.
Outro fator importante é o uso racional da água, no acampamento há distribuição de água potável, que deve ser utilizada com bom senso, já que ela é armazenada em reservatórios com capacidade limitada.
Porém a cultura e o debate do Fórum não é deixado de lado. Por se tratar de um Fórum descentralizado, o acampamento tem sua própria programação. Cerca de 300 atividades serão realizadas dentro do parque, entre elas, painéis, shows, debates e oficinas em diversas áreas.
A segurança interna do espaço é por conta da guarda municipal, que patrulha desarmada pelo parque. Porém a segurança externa é feita com auxílio da Brigada Militar. O clima é pacífico e a intenção é que o acampamento seja feito em um processo de autogestão. Onde tudo possa ser resolvido em conjunto pelos grupos.