Açorianos de Música homenageia o centenário do primeiro samba gravado

Em sua 25ª edição, o Prêmio Açorianos de Música 2015/2016 homenageia o centenário do primeiro samba gravado no Brasil, “Pelo telefone”. O compositor porto-alegrense Nelson Coelho de Castro também será homenageado.
“Pelo telefone” foi a primeira canção registrada como samba na Biblioteca Nacional. Foi registrado em novembro de 2016 e lançado em janeiro do ano seguinte. Inicialmente, a autoria foi assinada pelo sambista Ernesto dos Santos, o Donga. Posteriormente, foi incluído o jornalista Mauro de Almeida como compositor. Entretanto, vários outros compositores já reivindicaram a autoria do samba.
O Prêmio Açorianos de Música entregará troféus em 26 categorias. A cerimônia acontece no dia 1º de novembro, a partir das 20h30, no Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307). A festa contará com apresentações de Wilson Ney, Monica Tomasi, Ana Lonardi, Bloco Tamborim, Eduardo Pitta, Mariana Bavaresco e Oficina Choro e Samba do Santander Cultural.
Além das homenagens, o prêmio fará três menções especiais: aos 35 anos do Unimusica,projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que figura entre os principais destaques da programação musical de Porto Alegre, para o violonista argentino radicado no Rio Grande do Sul, Lucio Yanel, que influenciou o estilo interpretativo de muitos artistas do cenário regional e instrumental, como Yamandú Costa e para o StudioClio Instituto de Arte e Humanismo, pela contribuição à cultura de Porto Alegre nos últimos 11 anos.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *