O aniversário da entidade pioneira da ecologia no estado é celebrado com uma exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Aldo Malagoli. A mostra “É Vida!” aborda os 45 anos da Agapan e tem curadoria de André Venzon. São apresentados mais de 100 artistas visuais e escritores com obras em aquarelas, desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, arte digital e textos poéticos.
A exposição pode ser visitada até 13 de novembro de 2016, nas galerias Ângelo Guido e Pedro Weingartner, com entrada franca. O Margs fica na Praça da Alfândega, Centro de Porto Alegre.
A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural é a mais antiga organização de defesa ambiental do País. Foi fundada em 1971 por um grupo de ambientalistas que incluía José Lutzenberger, Augusto Carneiro, Hilda Zimmermann. A primeira ação foi contra a poda irregular das árvores em Porto Alegre, mas a Agapan se notabilizou pelas campanhas contra a poluição da Borregaard e pela pressão para que se criasse a Lei dos Agrotóxicos.
Hoje a entidade se notabiliza pelo envolvimento em debates de temas da cidade, como a reforma do Cais Mauá e a arborização urbana, tema que ficou em evidência depois do temporal de janeiro.
A história da entidade e de seus protagonistas está contada no livro “Pioneiros da Ecologia”, dos jornalistas Elmar Bones e Geraldo Hasse, publicado pela JÁ.

Agapan celebra 45 anos com exposição no MARGS
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário