SÉRGIO LAGRANHA
No momento atual é perceptível que alguma coisa está terminando e outra começando. Falta uma peça nas organizações, tem algo mais profundo acontecendo e elas não conseguem captar o que é.
“O sistema precisa mudar. Devemos deixar o velho ir e ser receptivos ao novo. Este novo mundo deve ser criado em conjunto, com ambientes coletivos para cocriar novas possibilidades”, afirmou alemão Matthias Schneider.
“Economia Consciente” foi o tema da palestra de Schneider, idealizador e diretor da Transformar Consultoria de Gestão Transformacional, na Associação Comercial de Porto Alegre, nesta quinta-feira, 19.
Na velha economia da escassez não tem para todos, conforme ele. “Isso gera medo, paralisação, provoca uma competitividade doente e, como consequência, crise. A economia consciente é da abundância, pois temos recursos mal distribuídos. O amor deve mover os ambientes em rede, com tecnologias colaboracionistas, cuidar do todo e de si mesmo. A transformação acontece a partir de cada um”, disse Schneider.
Ele entende que hoje existe uma desconexão do homem, que não é mais parte da natureza, nem do outro e nem de seu ´eu´, pois a sociedade quer algo que está em transformação dentro das pessoas.
Acrescentou que governo e sociedade civil estão esvaziados. Nesta transição, acredita que não é mais possível cada um negociar individualmente, mas cocriar o mundo em que queremos viver. “Todos somos mestres e aprendizes, devemos ensinar e aprender.”
Ele concluiu afirmando que estamos vivendo dentro de velhos paradigmas e precisamos revê-los. “Não adianta ficar dentro da ´casinha´. O novo não será o mais do mesmo. Temos que abrir a mente e o coração, no sentido de ir para fora de seu ´eu´ para o lugar do outro. Escutando o outro a partir do lugar dele. Também observar a si mesmo no essencial. Devemos quebrar as barreiras para chegar na nova sociedade.”
Matthias Schneider é mestre em Ciência de Administração na Universidades Konstanz e Vienna, com ênfase em Relações Internacionais (Alemanha e Áustria). Certificado e atuando como Mediador de Conflitos em Organizações & Culturas, com experiências com empresas e organizações na Europa, EUA, América do Sul, e África.
Foto: Mauro Schcaeffer
Alemão fala do novo mundo da "Economia Consciente"
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário