Ambientalistas e estudantes retomam protestos contra extinção da Fundação Zoobotânica

Ambientalistas e estudantes universitários, especialmente de Biologia e cursos afins retomam na segunda-feira, dia 19, as mobilizações em defesa da Fundação Zoobotânica. Será realizada uma manifestação com faixas, cartazes, apitos, a partir das 10 horas em frente ao prédio da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, na avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre.
Foi criado o evento no Facebook ‘Grande Ato em Defesa da Fundação Zoobotânica’, e mais de 350 já confirmaram presença.
O texto fala que a FZB vem sofrendo duros golpes que atingem a biodiversidade gaúcha, dando como exemplo o decreto do governo, do dia 30 de janeiro deste ano, que retirou da Zoobotânica a coordenação da lista de espécies da fauna gaúcha ameaçadas de extinção e repassou esta função ao CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente).
“Isso é extremamente grave pois o CONSEMA sofre diretamente interferência política e econômica. Que isenção haveria em uma lista coordenada pelo Conselho? Não é hora de esmorecer, é hora de retomar firmemente as mobilizações! Para nós que acreditamos e, mesmo que tenhamos perdido um pouco a esperança e mesmo que tenhamos perdido algumas batalhas, o momento exige mobilização, exige pressão e exige luta! Se nós, aqui deste grupo que compreendemos o papel da FZB e suas três instituições (ZOO, Jardim Botânico e Museu), não defendemos a Fundação, se os biólogos e biólogas deste grupo não defendermos a educação, pesquisa e biodiversidade, quem irá defender? Levantemos nossa voz, mostremos nossa indignação! Esta briga não termina em abril, como alega o governo. Esta briga é nossa e cabe a nós segurá-la. O momento é este! Estamos nesta lutando desde 2015, seguramos esta barra até agora e seguraremos muito mais, porque não tá morto quem peleia! Te esperamos segunda, dia 19 em frente SEMA.”

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *