Após cinco dias, serviço de coleta seletiva é retomado em Porto Alegre

Após cinco dias de interrupção, os serviços de coleta de lixo seletivo e limpeza de praças e parques foram retomados pela Cootravipa (Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre) na manhã desta segunda-feira, 9/10.
Os serviços tinham sido interrompidos na última quarta-feira. A cooperativa alegou que, com a falta de repasses da Prefeitura, faltava recurso para abastecer os veículos. Na véspera, a Cootravipa havia ingressado na Justiça pedindo o pagamento
Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB), a demanda dos dois serviços deve ser normalizada nos próximos dias, seguindo o cronograma padrão dos trabalhos. Não haverá reforço nos serviços.
Os trabalhos foram retomados após a Prefeitura enviar três notificações por descumprimento de contrato à cooperativa. Segundo o Executivo municipal, a empresa não pode paralisar as atividades antes de 90 dias de atrasos nos pagamentos. A prefeitura deixou de repassar os pagamentos relativos ao mês de agosto – cerca de R$ 1,6 milhão.
Já a presidência da Cootravipa informa que foi reagendado o pagamento de combustíveis com fornecedores para a segunda quinzena de outubro, o que facilitou a volta aos trabalhos e que permanece negociando com a prefeitura, que sinalizou pagamento de parte do débito para os próximos dias. A Cootravipa deve ainda responder a notificação da Prefeitura e pode haver sanções.
O recolhimento do lixo seco foi suspenso devido à falta de pagamento da Prefeitura. Segundo a cooperativa, a Prefeitura não repassou o dinheiro referente aos serviços de coleta prestados no mês de agosto e pagou somente metade das despesas do serviço de conservação de praças e parques. Os valores devidos passam de R$ 1,6 milhão.
Há ainda uma liminar que suspende o repasse as empresas terceirizadas, como a Cootravipa, enquanto não for paga a integralidade dos salários dos servidores municipais. Assim, todos os recursos que ingressarem nas contas do município estão destinados ao pagamento dos salários dos servidores, que estão sendo parcelados. E a previsão é que o pagamento dos salários seja finalizado até o dia 16 de outubro.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *