Faltam 192 servidores no quadro funcional do HPS. A informação é da Associação dos Funcionários. São 95 enfermeiros, 62 médicos e 37 para outras funções. “É um problema antigo” afirma o Presidente da Associação, Everaldo Nunes.
Segundo ele, estas e outras demandas já foram encaminhadas ao novo secretário da Saúde, Erno Harzheim, em uma reunião realizada na semana passada.
Atualmente 182 servidores estão em espera de aposentadoria, ou seja não trabalham mais no hospital mas ainda compõe o quadro. A nomeação de novos servidores depende da aprovação da aposentadoria destes.
Além disso, servidores querem a equiparação no percentual de insalubridade dos funcionários. Alguns ganham 20%, e outros, 40%, tendo as mesmas função e carga horária. Atualmente 1.200 servidores trabalham no HPS.
Entre outros problemas, estão as condições estruturais de parte do hospital como a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Sala de Recuperação e Centro Cirúrgico.
Algumas partes do piso e do teto, recém reformados, também estão situação precária. Equipamentos, como cadeiras de rodas, estão sucateados segundo os funcionários.
Na última semana a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou as instalações do Hospital, junto com servidores e concursados aprovados que pedem melhorias e a nomeação imediata para recomposição do déficit.
Segundo o presidente da Cosmam, o vereador André Carús, uma audiência com o secretário Erno já foi pedida para tratar do déficit de servidores enfrentado no hospital. “Este é um problema que ocorre no HPS em outros hospitais geridos pela rede pública Municipal como o Presidente Vargas.” salientou o parlamentar.
Aposentadorias desfalcam quadro de médicos e enfermeiros no HPS
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário