Arquitetura de indígenas brasileiros impressiona engenheiros chineses

Uma comitiva de 52 representantes da Província de Shanxi visitou o edifício-sede do Centro de Sustentabilidade em Cuiabá, baseado na arquitetura indígena. Eles ficaram admirado com o conhecimento ancestral do povo Yawalapiti em contruções
O secretário do governo chinês, Hu Peing, que é engenheiro, examinou a maquete da casa Yawalapiti, exposta no Centro Sebrae de Sustentabilidade, por cerca de 20 minutos, fazendo muitas perguntas. A sede do Centro foi baseada na casa deste povo indígena que vive no Xingu.
O Estado de Mato Grosso e a Província Shanxi (equivale a unidade estadual no Brasil) são irmãos, desde o ano passado, quando uma comitiva do governo chinês visitou Cuiabá.
Nesta ocasião, foi estabelecida a aliança entre os dois estados para intercâmbio cultural, social e econômico. A visita faz parte desse intercâmbio.
.Hu Pieng, líder da comitiva, é  representante do governo central da China Popular na Província de Shanxi.
Esta província é considerada um importante polo chinês industrial e de mineração. Ele ficou surpreso com o edifício-sede do Centro, construído baseado na sabedoria e conhecimento ancestrais das habitações indígenas do povo Yawalapiti.
Hu Pieng  estava acompanhado por parte da comitiva que veio a Mato Grosso para a visita oficial. Segundo assessores, participavam da comitiva 52 pessoas, entre representantes de empresas estatais e privadas, universidades e de vários setores.
Eles foram recebidos por Eliane Chaves, diretora técnica do Sebrae MT, e Nager Amui, analista técnico do CSS.
O secretário chinês fez muitas perguntas sobre o projeto arquitetônico e técnicas de construção. Ele informou sorridente que era engenheiro civil e, por este motivo, tanta curiosidade e perguntas.
Hu Peing ficou sabendo que o edifício cuiabano é premiado e certificado internacionalmente como construção sustentável.
A autoridade chinesa demonstrou grande interesse em conhecer a arquitetura  indígena adaptada ao prédio em concreto, vidro e estruturas de aço.  A diretora técnica do Sebrae MT o presenteou com o livro ´´Tecnologia indígena em Mato Grosso: Habitação“ do arquiteto e autor do projeto da sede do CSS, José Afonso Botura Portocarrero (em inglês).
“Esta é uma casa verde. É incrível os índios brasileiros terem pensado e feito construções assim, há mil anos. Temos, também, construções milenares em Shanxi. Vamos fazer intercâmbio de construção verde”, disse a autoridade do governo chinês, no final da visita.
(com Assesoria de Imprensa)
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *