Uma comitiva de 52 representantes da Província de Shanxi visitou o edifício-sede do Centro de Sustentabilidade em Cuiabá, baseado na arquitetura indígena. Eles ficaram admirado com o conhecimento ancestral do povo Yawalapiti em contruções
O secretário do governo chinês, Hu Peing, que é engenheiro, examinou a maquete da casa Yawalapiti, exposta no Centro Sebrae de Sustentabilidade, por cerca de 20 minutos, fazendo muitas perguntas. A sede do Centro foi baseada na casa deste povo indígena que vive no Xingu.
O Estado de Mato Grosso e a Província Shanxi (equivale a unidade estadual no Brasil) são irmãos, desde o ano passado, quando uma comitiva do governo chinês visitou Cuiabá.
Nesta ocasião, foi estabelecida a aliança entre os dois estados para intercâmbio cultural, social e econômico. A visita faz parte desse intercâmbio.
.Hu Pieng, líder da comitiva, é representante do governo central da China Popular na Província de Shanxi.
Esta província é considerada um importante polo chinês industrial e de mineração. Ele ficou surpreso com o edifício-sede do Centro, construído baseado na sabedoria e conhecimento ancestrais das habitações indígenas do povo Yawalapiti.
Hu Pieng estava acompanhado por parte da comitiva que veio a Mato Grosso para a visita oficial. Segundo assessores, participavam da comitiva 52 pessoas, entre representantes de empresas estatais e privadas, universidades e de vários setores.
Eles foram recebidos por Eliane Chaves, diretora técnica do Sebrae MT, e Nager Amui, analista técnico do CSS.
O secretário chinês fez muitas perguntas sobre o projeto arquitetônico e técnicas de construção. Ele informou sorridente que era engenheiro civil e, por este motivo, tanta curiosidade e perguntas.
Hu Peing ficou sabendo que o edifício cuiabano é premiado e certificado internacionalmente como construção sustentável.
A autoridade chinesa demonstrou grande interesse em conhecer a arquitetura indígena adaptada ao prédio em concreto, vidro e estruturas de aço. A diretora técnica do Sebrae MT o presenteou com o livro ´´Tecnologia indígena em Mato Grosso: Habitação“ do arquiteto e autor do projeto da sede do CSS, José Afonso Botura Portocarrero (em inglês).
“Esta é uma casa verde. É incrível os índios brasileiros terem pensado e feito construções assim, há mil anos. Temos, também, construções milenares em Shanxi. Vamos fazer intercâmbio de construção verde”, disse a autoridade do governo chinês, no final da visita.
(com Assesoria de Imprensa)
Arquitetura de indígenas brasileiros impressiona engenheiros chineses
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário