FELIPE UHR
Um tímido apoio a Lula foi registrado hoje no centro de Porto Alegre. Cerca de mil pessoas, segundo a organização, reuniram-se na Esquina Democrática em defesa do ex-presidente, que foi condenado ontem, dia 12, a nove anos e meio de prisão, pelo Juiz Sérgio Moro.
A manifestação também era contra as reformas de Temer. Uma da organizadoras do ato, Suelen Gonçalves, do Movimento Nacional de Luta à Moradia (MNLM), admitiu a que a defesa de Lula surgiu como um segundo objetivo do ato: “Sabíamos que seria uma semana agitada.”
A militante também salientou sua estranheza ao comentar sobre a condenação de Lula. “É sempre essa ‘coincidência’ de ocorrer um fato que logo abafa outro anterior”, disse, referindo-se à sentença no mesmo dia da aprovação da reforma trabalhista.
Políticos do PT, como a vereadora Sofia Cavedon e o deputado estadual Tarcísio Zimmermann, foram vistos na multidão. “Fora Temer” foi grito mais declamado a cada discurso que era proferido por líderes sindicais e de movimentos sociais presentes na vigília.
Um grupo colhia assinaturas pela revogação do afastamento de DIlma Rousseff. O Movimento Nacional pela Anulação do Impeachment começou no início deste mẽs de julho. O objetivo é colher mais de 1,4 milhão de assinaturas.
Provocação
Durante o ato, do alto de um prédio foram jogadas tiras de papel com os dizeres “LULADRÃO teu lugar é na prisão”. Sem sucesso, os participantes do protesto tentavam identificar o autor da provocação.
Nas proximidades do ato, tropas policiais de prontidão: na Jerônimo Coelho uma dúzia de soldados do BOE, na Borges de Medeiros mais uma dúzia de motos e policiais. Na esquina da Jerônimo com a Marechal Floriano Peixoto, 6 caminhonetes do BOE estavam estacionadas.


A manifestação acabou por volta das 20h, no Largo Zumbi dos Palmares, sem nenhum incidente registrado.
Ato em apoio a Lula e contra as reformas de Temer reúne mil pessoas na Esquina Democrática
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário