Auditoria na Justiça Militar do Estado

A grandeza ou a fragilidade da corte, que tem sido sempre motivo de polêmica, serão pontos que estarão diante do Conselho Nacional de Justiça.
Para os próximos dias 8 e 9, terça e quarta-feira, está previsto um trabalho de auditoria no TJME (Tribunal de Justiça Militar do Estado), que é o Tri-bunal da Brigada Militar. O procedimento será realizado pelo CNJ (Conse-lho Nacional de Justiça). Deverá ocorrer, na tarde do dia 9, como parte dos trabalhos dos auditores, uma audiência pública aberta. Caso se confirmem denúncias partidas da promotoria e de juízes daquela corte, o comandante geral da Brigada Militar, coronel Paulo Roberto Mendes, uma vez nomeado juiz militar, poderá encontrar um tribunal com a sua extinção, mais do que nunca, discutida. Ao contrário, se a auditoria não só reconhecer um funcio-namento de plena austeridade do TJME como também a sua mais absoluta necessidade de existir, não só pela gravidade, mas pela quantidade de pro-cessos que julga, pelo seu quadro enxuto de servidores, com o nepotismo banido, Mendes entrará num colegiado de magistrados fortalecido e, com certeza, não lhe será incômoda a toga, o mesmo valendo para os seus pares.
Baianos
Em setembro último, o CNJ fez uma auditoria no Tribunal de Justiça da Bahia (Justiça comum) e encontrou coisas que só o tabuleiro da baiana tem.
Quadrilheiros
Terça-feira, dando seguimento à Operação Charada, agentes da 20ª DP de Porto Alegre, sob o comando da delegada Vivian Calmeiéri do Nascimen-to, e com apoio da DP Capão da Canoa, efetuaram, na rua Flores da Cunha, em Tramandaí, a prisão de cinco foragidos da Justiça, entre eles um ex-PM. Houve a apreensão de uma submetralhadora Thompson, calibre 45, três pistolas, farta munição, um colete balístico, giroflex, touca ninja, e três car-ros. Os bandidos foram autuados em flagrante e encaminhados à Penitenci-ária Modulada de Osório.
Escola
Na manhã de ontem, as aulas foram suspensas na escola Venezuela, no bairro Medianeira, devido ao arrombamento no prédio durante a madruga-da. O colégio da rede estadual atende educação infantil e ensino fundamen-tal. As atividades foram retomadas à tarde. Os ladrões arrombaram as gra-des e quebraram uma das janelas do prédio. Eles levaram um aparelho de TV, um de DVD e 4 rádios com CD.
Meninos
A direção da Fase abriu sindicância para investigar a fuga de três internos na noite passada do Centro de Atendimento Sócio Educativo 2, na vila Cruzeiro. Segundo a fundação, havia atividade no pátio quando os jovens de 17 e 18 anos fugiram pelos fundos, supostamente pulando o muro que da acesso a vila em área invadida. Os monitores da Fase, de um modo ge-ral, trabalham sob constante terror diante desses meninos infratores. O con-trole total tem sido impossível.
Banco
Uma agência do Sicredi foi arrombada, na madrugada de ontem, em La-goa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo. Os bandidos tentaram abrir o co-fre, mas, com pouca prática, nada conseguiram e terminaram levando ape-nas um colete balístico que encontraram num cabide.
Mulheres
A monitora e assistente social Mara Minotto é a nova diretora da Peniten-ciária Feminina Madre Pelletier. A posse, presidida pela corregedora-geral da Susepe, Mônica Pires da Silva, ocorreu na terça-feira. Como diretor substituto e chefe da segurança da casa, Mara escolheu o agente penitenciá-rio Evaristo Soares Júnior, que é bacharel em direito.
Homicídio
O dono de uma pensão foi assassinado, na noite de terça-feira, em Porto Alegre. Heitor Inácio Correia, de 51 nos, estava em seu estabelecimento na rua Garibaldi esquina com a avenida Farrapos, no bairro Floresta, quando foi alvejado a tiros. O pistoleiro fugiu sem ser identificado.
Casal
Na madrugada de ontem, um casal foi preso após assaltar um taxista na avenida Antônio de Carvalho, na Zona Leste da capital. O motorista trans-portava uma passageira e foi abordado pelo casal de ladrões numa sinaleira. O taxista e a passageira pularam com o veículo em movimento. O carro atingiu a calçada e o casal foi preso por brigadianos que, de viatura, pas-savam pelo local.
Ana Terra
A Delegada Elisabete Cristina Barreto Muller, da Polícia Civil de Encan-tado, foi escolhida pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) para receber o Prêmio Ana Terra, distinção entregue todos os anos pelo Governo do Estado a 25 mulheres de destaque no Rio Grande do Sul.
Independência judicial
Com o foro Central vazio, mas com seu auditório lotado, os magistrados gaúchos lançarão segunda-feira, dia 8, Dia da Justiça, às 17h, o site www.magrs.net, destinado a ser um dos veículos de comunicação em defe-sa da “Independência Judicial”. Este será o tema da palestra, por ocasião do lançamento do site, a ser proferida pelo professor e jurista Dalmo de Abreu Dellari. O evento é gratuito e aberto a todos os segmentos da sociedade que defendem um perfil de magistrado que, livre de pressões, possa olhar de frente para os seus jurisdicionados.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *