Balanço do Banrisul: menos crédito, mais calote, lucro menor

Abrindo a temporada de balanço dos bancos, o Banrisul  apresentou nesta quinta-feira seus resultados de 2016.
Os números, apresentados pelo presidente Luiz Gonzaga Veras Mota, mostram um lucro líquido de R$ 659,7 milhões no ano.
Uma análise, porém, mesmo superficial, mostra que como todos os bancos, o Banrisul sentiu o aprofundamento da crise econômica em 2016: emprestou 5,2% menos, viu a inadimplência aumentar em mais de 10%  e o lucro encolher 14%  na comparação com o ano anterior.
Os dados do ultimo trimestre de 2016, no entanto, já mostram uma mudança no cenário: nos tres meses finais do ano, o lucro líquido chegou a 157 milhões. com crescimento de 50% em relação ao trimestre anterior.
Sinal de que a lenta recuperação que se registra na economia já se reflete no desempenho do banco.
Tema inevitável, a privatização do Banrisul como parte do pacote negociado com a União sobre a dívida estadual, foi descartada com firmeza pelo presidente do banco. “O banco não será privatizado. Não tem o que se falar sobre esse assunto, nem cabe especulação”, disse ele. .
REDE DE ATENDIMENTO
Em dezembro de 2016, a rede de atendimento do Banrisul alcançou 1.237 pontos, distribuídos em 536 agências, das quais 491 no Rio Grande do Sul, 30 em Santa Catarina, 13 nos demais estados brasileiros e duas no exterior; 200 postos de atendimento bancário e 501 pontos de atendimento eletrônico, além de 1.448 correspondentes bancários.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *