Os bancos têm prazo até a primeira quinzena de outubro deste ano para blindar as fachadas externas no nível térreo das agências e postos e nas divisórias internas no mesmo piso, em Porto Alegre. O prazo de 180 dias começou a ser contado no dia 14 de abril, quando foi publicada no Diário Oficial do Município a lei, de autoria da vereadora Maria Luiza (PTB), aprovada pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado e sancionada em 2 de abril.
A legislação é fundamental para reduzir os índices de violência. Até agosto deste ano, foram registrados 100 ataques a banco em todo o Estado. Estatísticas apontam que cerca de 30% dos assaltos são feitos com o uso de marretas ou outros artefatos que permitam o ingresso dos bandidos.
Projeto aprovado
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou em 20 de dezembro de 2007 projeto da vereadora Maria Luiza, do PTB, que torna obrigatória a instalação de vidros à prova de bala e de impacto, em fachadas externas de agências e postos bancários da Capital.
O projeto foi aprovado por 27 votos a favor, três abstenções e um voto contra do vereador João Carlos Nedel (PP), sob o falso argumento de que a iniciativa teria altos custos para os bancos e até poderia reduzir os empregos para a categoria.