No programa Dossiê do canal Globo News, do último dia 26, o ex-diretor da Globo, José Bonifácio Sobrinho, o Boni, confessa que no último debate da campanha para presidente de 1989, fez assessoria ao candidadato Fernando Collor, do então PRN, via TV Globo e que “tirou a gravata de Collor e colocou suor com umas glicerinazinhas” para torná-lo mais simpático. “Porque para o telespectador Lula, que disputava o segundo turno com Collor, era o povo e o do PRN a autoridade.”
Diz também que (ele e o pessoal da TV) “colocamos as pastas ali vazias para dar impressão de que havia várias denúncias contra o Lula”. E acrescenta que: “me lembrei do Jânio e só não coloquei umas caspazinhas no Collor porque ele não aceitou”.
Confira o link, com trechos do programa: Boni confessa manipulação do debate Lula x Collor
Na Globo desde 1971, Boni concebeu o formato básico da programação da TV Globo até hoje, com a grade noturna formada por três novelas, o Jornal Nacional entre a segunda e a terceira, e uma atração especial a seguir.
Ele também foi responsável por todas as áreas de programação da emissora, inclusive o jornalismo, que esteve sob a sua supervisão até 1995. Boni teve o cargo de vice-presidência de operações da emissora, função que exerceu até 1997. Permaneceu, então, como consultor da emissora até 2001.
Boni está lançando sua biografia, onde conta esta e outras histórias sobre a TV brasileira nos últimos 40 anos.
Do site www.revistaforum.com.br
Boni confessa ter ajudado Collor no debate com Lula em 89
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário