Revista "Brasileiros" suspende edição impressa e migra para o digital

A revista Brasileiros, fundada há dez anos em São Paulo, está migrando da mídia impressa para a eletrônica., na qual já vinha operando.
A revista mensal de 100 páginas ficou insustentável desde a perda de anúncios do governo federal a partir do impeachment de Dilma Rousseff.
O projeto continua sob a direção de Helio Campos Mello, ex-veja, ex-istoé, mas mudou boa parte da equipe, na qual despontaram, desde o início, o editor Nirlando Beirão e o repórter Ricardo Kotscho, ex-assessor de imprensa do presidente Lula.
Não é um projeto petista, mas tinha o DNA de veículos de centro-esquerda como Caros Amigos, GGN, Viomundo, 247 e outros menos visíveis.
Numa mensagem aos amigos, assinantes, colaboradores, leitores e torcedores em geral, o diretor Helio Campos Mello escreveu que a revista Brasileiros (mais a Cultura, um subproduto também mensal) passa a ser “especial”, isto é, será editada “quando houver oportunidade para tal”, quem sabe quatro vezes por ano, dependendo da disponibilidade de “combustível” ou, seja, anunciantes ou patrocinadores.
A revista Arte!Brasileiros, que se encaixou num nicho exclusivo, continua bimestral.
Foi, portanto, uma virada do impresso para o eletrônico. “Depois de diminuir o tamanho do barco, tripulação inclusa, concentramos esforços no paginaB!, portal com a mesma pegada editorial mas com desenho mais contemporâneo”, diz Campos Mello, destacando que o projeto continua buscando refletir a realidade brasileira, contando inclusive com novos colunistas como Renato Janine Ribeiro, Sérgio Vaz, Peter Pal Pelbert e outros. O novo editor é Paulo Motoryn, da “nova guarda”.
A mudança. anunciada no dia 22 de agosto.
“HORA DE VIRAR A PÁGINA
A Brasileiros foi fundada dez anos atrás no embalo de um País mergulhado na democracia, que buscava crescer economicamente e pretendia dar voz a seus cidadãos.
A liberdade de se expressar, o respeito às diferenças, o cuidado com o outro, formavam parte dos princípios da revista e de um momento nacional e internacional que acompanhava o melhor da contemporaneidade.
Conseguíamos desenvolver seminários públicos, com acesso gratuito a milhares de pessoas, nos quais especialistas discutiam “como se faz um País”. Neste período, desenvolvemos inúmeras iniciativas editoriais ligadas à inovação, política, economia, arte e cultura.
Contudo, há três anos, este cenário mudou. Instaurou-se um quadro de esfacelamento nacional, de recursos escassos. A classe média foi impelida a pagar a conta e enormes grupos que, na fartura de antes, ganharam inclusão social, perderam seu poder de compra. Pior foi que aquela oportunidade  de acesso, se possibilitou a compra de geladeiras e televisões, passou ao largo da obtenção do capital cultural, necessário para crescer efetivamente.
Diante disto, mídias capazes de nos fazer refletir sobre o momento que vivemos tornam-se ainda mais fundamentais. Mídias que tenham como premissa o rigor editorial. Por isso, a Brasileiros se reposiciona perante o mercado, desenvolvendo um novo produto, que terá conteúdo desenvolvido com foco na reflexão: o novo portal páginaB!
Mantendo nossos princípios, seguindo a sólida linha editorial das revistas, o páginaB! privilegiará em ambiente digital análises, grandes reportagens, belíssimas imagens, artigos e, como sempre, o cuidado com o leitor. Este projeto dará espaço de forma especial à linguagem de vídeo. Entrevistas com especialistas em literatura, arte contemporânea, comportamento, educação, antropólogos, filósofos, economistas, psicanalistas que semanalmente terão destaques por tema.
As revistas Brasileiros e CULTURA!Brasileiros em formato impresso ganharão edições especiais e deixarão de circular mensalmente. A ARTE!Brasileiros continuará a ser impressa bimestralmente.
Vamos virar a página. O portal páginaB nasce em agosto de 2017 para reforçar mais uma vez um dos ideais da Brasileiros, de que reflexão é o que conta.
Continue conosco. Acesse www.paginab.com.br

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *