Cachoeirinha e Gravataí rechaçam novos pedágios para acesso a freeway

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou as prefeituras de Cachoeirinha e Gravataí proposta para tentar resolver o problema de acessos secundários as duas cidades. Porém, a condição do novo acesso e de ser pedagiado pela Concepa, empresa responsável pela BR-290/RS. O novo acesso seria construído no km 80 da rodovia.
Assim, a Concepa teria mais uma nova praça de pedágio próxima à atual. Com isso, seriam dois pontos pagos em cerca de cinco quilômetros.
Os planos da ANTT e da Concepa foram rechaçados pelos dois municípios, que cobram uma alternativa para desafogar o tráfego de ligação com Porto Alegre, sem mais prejuízo ao bolso da população.
Cerca de 160 mil motoristas, nas duas cidades, usam apenas uma ligação com a capital, pelo centro de Cachoeirinha, justamente para fugir do pedágio na Freeway. Esse excesso de trânsito vem causando grandes transtornos à economia local.
O problema é que a frota das duas cidades triplicou em 10 anos e a estrutura é a mesma.
A Concepa alega que por não estar previsto no Programa de Exploração de Rodovia (PER), esse acesso pode criar rotas de fuga, com repercussão na receita da concessionária e impactos no tráfego da rodovia.
A ANTT, em conjunto com a concessionária, alega ter realizado estudos abrangendo contagem de tráfego, projeto preliminar de engenharia e modelos de tráfego para avaliar os impactos e as formas de reequilíbrio do contrato.
Esses estudos identificaram vários cenários, em todos um pedágio e necessário.
A solicitação de novos acessos são uma antiga reenvidicação das comunidades de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada.

0 comentário em “Cachoeirinha e Gravataí rechaçam novos pedágios para acesso a freeway”

  1. e para compensar a falta de um outro acesso, estão arrumando a via pela cachoeirinha desde março/2011 deixando alguns trechos com uma pista a menos. Ok até se compreende e aceita-se o transtorno. Mas o que não dá pra engolir é que uma obra na via de acesso principal, não se trabalhe aos domingos, e dia e noite para acabar imeditamento com esse tormento. E o que é aquele acesso para a br 290 na cachoeirinha tem uma pista somente e leva-se até 30 minutos para andar menos de 500 metros. po amigo, aí é pra matar.

  2. acho que deveria colocar uma praca de pedagio na flores da cunha so pra carros de gravatai. devem pagar os investimentos de revitalizacao da avenida.

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