Câmara de Porto Alegre homenageia 80 anos da ARI

A Câmara Municipal de Porto Alegre convocou sessão solene para a noite de 24 de março, quando homenageará os 80 anos da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
A entidade foi fundada em 19 de dezembro de 1935 e seu primeiro presidente foi o escritor Erico Verissimo, também um profissional da imprensa.
A ata de fundação da ARI possui 114 assinaturas, entre elas o ex-diretor do Correio do Povo, Breno Caldas.
Em seu discurso de posse, Erico sublinhou que o nascimento da entidade vinha para “criar o espírito de classe entre os trabalhadores de jornais”. “Os trabalhadores de imprensa se congregam para conseguir vantagens reais para a sua classe”, disse.
A nomeação de Erico foi a primeira batalha política da instituição, já que o escritor estava sendo vigiado de perto pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), que o considerava um subversivo – entre outras coisas, porque Erico assinara um manifesto antifascista.
Também combateu a Ditadura Militar ao longo dos mais de vinte anos em que o regime vigorou.
Atualmente, a ARI tem como presidente o jornalista João Batista Filho. A sede da entidade permanece no mesmo edifício desde setembro de 1944, na Borges de Medeiros, 915, na chamada Casa do Jornalista.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *