Helen Lopes
O casarão histórico, localizado na esquina da Venâncio Aires com a João Pessoa, não abrigará mais o Centro de Cultura Negra, conforme previa um convênio assinado com o Estado há quase dois anos.
Em outubro, a Associação das Mulheres Negras (Acnum), responsável pela instalação do Centro, devolveu o prédio tombado ao poder público.
“Optamos por encontrar outro espaço com auxílio do governo”, explica a presidente da entidade, Simone Cruz, ao lembrar que o local exigia uma profunda reforma e serviço de segurança. No ano passado a Ong ocupou por um período breve o prédio, mas desistiu depois de assaltos consecutivos.
“Há sondagens de entidades, mas ainda não temos uma definição sobre o futuro da casa, pois requer investimentos em recuperação”, esclarece o chefe de gabinete da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), Alfredo Scherer.
A Secretaria, com auxilio da Brigada Militar e do DMLU, limpou e retirou sem-tetos e foragidos que invadiram o prédio. A SARH também providenciou um vigia para evitar novas invasões e prevê um segurança 24 horas.
*Esta reportagem é um dos destaques da edição 377 do JÁ Bom Fim/Moinhos, que já está circulando nos pontos de comércio da região central de Porto Alegre.

Deixe um comentário