A soja em grão respondeu por 16% do total de exportações do Brasil no primeiro semestre deste ano, segundo o Indicador do Comércio Exterior divulgadopelo Instituto Brasileiro de Economia.
Em seguida no ranking do comércio exterior, vêm as vendas de minério de ferro e o petróleo bruto. Os três itens chegam a 33% do total exportado pelo país
Mas o que chama atenção na pauta de exportações do Brasil é a participação da China. O país asiático, segundo o Indicador, mantém-se como principal destino dos produtos brasileiros, já tendo ultrapassado a parcela dos 28 países da União Europeia.
Segundo a publicação, as exportações brasileiras para a China cresceram 26% no primeiro semestre do ano.
Segundo o estudo , como a pauta de exportações do país tem se concentrado em poucas commodities e a China vem ganhando participação como país destino dos produtos brasileiros, “é forçosa a necessidade de se discutir uma nova agenda da política de comércio exterior do país”.
No volume global, as exportações brasileiras caíram 11%, por conta das restrições à carne (-42%) e petróleo (-49%). Já o complexo da soja, por sua vez, registrou variação positiva de 11,6%, com o término da greve dos caminhoneiros.
China já compra do Brasil mais do que 28 países da União Européia
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário