Ausente o governador José Ivo Sartori, representado pela esposa Maria Helena Sartori, secretária de Estado e deputada estadual, foi lançada nesta segunda-feira (6) a 41ª Expointer, que será realizada de 25 de agosto a 2 de setembro em Esteio.
A cerimônia reuniu centenas de funcionários públicos no novo Teatro da OSPA, no centro administrativo do Estado, no que parecia destinado a tornar-se um ato de campanha eleitoral. Não foi, pelo menos formalmente. Mas foi uma festa: iniciada com a declamação de um poema de Luiz Coronel, teve sequência com o hino da Expointer deste ano apresentado pelo nativista Elton Saldanha e foi encerrada com um gaitaço de Renato Borghetti acompanhado pela orquestra de Câmara da OSPA. Na milonga final, rodaram no palco cinco pares de dançarinos.
No principal discurso da tarde o secretário da Agricultura, Odacir Klein, queixou-se de não poder “inaugurar” – em respeito à legislação eleitoral — o novo pavilhão de exposições da agricultura familiar, que foi mais do que duplicado, chegando a 7 mil metros quadrados. “Quero dizer ao prefeito de Esteio, Leonardo Paschoal, que vamos tentar uma forma de mostrar ao povo o que foi feito – sem ferir a legislação eleitoral”, disse Klein, que chancela a Expointer pela quinta vez, sempre servindo a governos do MDB. Na primeira vez, em 1988, era secretário da Agricultura do governador Pedro Simon. Depois, entre 2002 e 2005, ocupou o mesmo cargo no governo de Germano Rigotto.
O novo pavilhão da agricultura familiar foi construído com recursos federais autorizados pelo ministro gaúcho Mendes Ribeiro, que ocupou a pasta da Agricultura no primeiro governo de Dilma Rousseff. Com a expansão da área, o número de expositores inscritos aumentou um terço, chegando a 300 famílias que terão estandes com artesnatos, pães, cucas, geléias, sucos, vinhos, cachaças, queijos e embutidos. (Geraldo Hasse)
Efeito eleição: Sartori não foi ao lançamento da Expointer
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário