Comunidade quer a Descentralização da Cultura


A 6ª edição da conferência teve como tema Cultura, Educação e Desenvolvimento (Fotos: Carla Ruas/Já)

Carla Ruas

Durante a 6ª Conferência Municipal da Cultura, realizada na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, os participantes pediram mais ênfase na descentralização de eventos culturais. Este foi o tema predominante das reuniões, que têm como objetivo criar um canal de comunicação entre a sociedade e o poder público.
Nos dias de conferência – sexta-feira (2/12) e sábado (3/12) -, representantes de entidades e bairros de Porto Alegre discutiram   e votaram propostas que serão encaminhadas à Secretaria Municipal da Cultura. “Neste ano, ficou marcada a vontade pela manutenção e ampliação do projeto da Prefeitura de descentralização, que ficou um pouco esquecido durante esta gestão”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Viviane Soares da Silva.

Este projeto visa levar espetáculos, oficinas e apresentações culturais para os bairros da periferia da cidade. “A comunidade quer mais empenho neste sentido e que contemple um número maior de pessoas”, conta.
Outra questão que ganhou força nesta conferência é a criação de centros regionais de cultura nas diversas regiões do Orçamento Participativo. Os locais serviriam como uma estrutura referencial para o desenvolvimento de atividades culturais. Viviane acredita que esta demanda cresceu na medida em que a comunidade tomou conhecimento do seu direito à cultura: “No inicio as igrejas e as praças serviam como espaços culturais, mas hoje os cidadãos exigem mais atenção do poder público para a cultura”.


As propostas são votadas pela comunidade e encaminhadas à Prefeitura

Vilma dos Santos é representante da Região Leste e presidente da Associação dos moradores da Vila Brasília (Asmobrás). Ela reafirma o desejo dos moradores desta área de terem um centro cultural: “A Zona Leste precisa de espaço para a prática de capoeira, música e teatro, e as associações não tem esta infra-estrutura”.
As Conferências Municipais de Cultura ocorrem desde 1997, em caráter bienal, e são promovidas pelo Conselho Municipal de Cultura. Neste ano, o conselho também promoveu a votação e encaminhou propostas que serão levadas à Conferência Nacional de Cultura, que ocorre de 13 a 16 de dezembro em Brasília.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *