A partir desta quarta-feira, 23, até sábado, 26, Porto Alegre recebe autoridades locais, gestores e planejadores de políticas urbanas, arquitetos e urbanistas de mais de 100 grandes cidades no mundo para a revisão das políticas urbanas atuais nas metrópoles.
A 10º edição do evento reunirá 800 representantes de 150 metrópoles. Os debates serão abertos ao publico e acontecerão em vários espaços públicos do Centro Histórico e abordarão temas como inovação urbana, transporte, agricultura periurbana, energias renováveis e o papel da infância e juventude nas cidades.
Com o tema ‘cidades em transição’, esta será a primeira vez que uma cidade da América do Sul receberá uma edição do Congresso Mundial Metrópoles.
“É uma grande honra para a cidade de Porto Alegre receber o primeiro Congresso da Rede Metrópoles realizado na América do Sul. Será um momento singular para discutirmos o futuro das grandes cidades, ampliar a integração entre governos e sociedade e mostrar um pouco da reconhecida experiência de Porto Alegre na participação popular”, destacou José Fortunati, prefeito de Porto Alegre.
Desenvolvimento sustentável
O 10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição começa nesta quinta-feira em Porto Alegre com o propósito de avançar em um novo modelo de governo e de crescimento econômico que atenue os efeitos da crise e permita uma mudança orientada a promover um desenvolvimento sustentável e autossuficiente.
“As mudanças afetam aspectos das grandes cidades como o meio ambiente, a governabilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos e são necessárias devido à crise, à escassez do petróleo e ao esgotamento do atual modelo de crescimento”, afirmou o presidente da rede Metropolis, o francês Jean-Paul Huchon.
A Metropolis – Associação Mundial de Grandes Metrópoles, criada em 1985, é uma rede internacional que agrupa grandes cidades e governos com o objetivo de fomentar a transferência e a troca de conhecimentos e boas práticas urbanas.
A cerimônia de abertura do 10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição, promovido pela Metropolis – Associação Mundial de Grandes Metrópoles, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, ocorre às 9h de quinta-feira, 24, no Theatro São Pedro, seguida da entrevista coletiva.
Entre os palestrantes já confirmados, Jean-Paul Huchon, presidente da Metropolis e do Conselho Regional de Île-de-France (Paris); Joan Clos, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo da ONU-Habitat; Wim Elfrink, vice-presidente executivo da CISCO; Geraldo Alckmin, governador de São Paulo; Xavier Trias, prefeito de Barcelona; Antanas Mockus, ex-prefeito de Bogotá; e Melissa Mark-Viverito, vereadora de Nova York.