Conteiners para lixo serao instalados em 11 bairros

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está em contagem regressiva para a implantação da coleta automatizada do lixo através de contêineres em uma área piloto da cidade.

Área-piloto da coleta por contêineres, que será implantada pelo DMLU em 2011

Na primeira etapa da modernização, cerca de 9% da população será contemplada.
O edital de licitação foi publicado no dia 9 de dezembro. Os envelopes de habilitação serão abertos em 12 de janeiro, e o resultado será divulgado no dia 20.
A previsão é de que a empresa vencedora da concorrência instale 1,2 mil contêineres para a coleta de lixo domiciliar em 11 bairros a partir de junho.
A população de Porto Alegre, em especial os 123.600 habitantes que utilizarão diretamente o novo serviço, será informada e esclarecida dos detalhes da mudança através de uma ampla campanha de divulgação.
As informações começam a ser divulgadas com 30 dias de antecedência e ao longo dos primeiros 30 dias de uso da nova coleta, inclusive para deixar bem claro que, por enquanto, a coleta seletiva não mudará.
Área-piloto – A área de implantação do projeto-piloto da nova coleta domiciliar será limitada pelo Guaíba a oeste, pelo Arroio Dilúvio a sul, pelas avenidas Silva Só e Goethe e pela rua Dr. Timóteo a leste, e, a norte, por um contorno que, da Dr. Timóteo, irá pela Cristóvão Colombo até a Ramiro Barcelos e desta para a Voluntários da Pátria e Conceição, até a Mauá.
Os contêineres de dois tamanhos diferentes – 2,4 mil litros e 3,2 mil litros – estarão distantes no máximo 100 metros um do outro e ficarão estacionados (75%) na via pública, ocupando o espaço semelhante ao de um automóvel. Apenas 300 contêineres precisarão ficar sobre calçadas, por falta de estacionamento em determinadas vias.
As vantagens imediatas da coleta de lixo domiciliar em contêineres – aos moldes do que é feito em Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e nas cidades uruguaias de Punta del Este e Montevidéu – serão o desaparecimento quase total dos caminhões de lixo (ficam só quatro) no trânsito dentro desta área de muito movimento de carros, o fim da ação da chuva, do vento e de animais nos sacos de lixo, que poderão ser dispostos nos contêineres a qualquer hora do dia ou da noite, e a diminuição da ação de catadores informais. (Assessoria de Imprensa)

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

  1. Avatar de Sobradinho
    Sobradinho

    Belo projeto elaborado pela Pref. Mun. POA, hoje o cidadão poderá ter em frente a sua residência ou próxima dela um contêiner, quando colocar a venda o seu imóvei poderá publicar que o imóvel vem junto com o referido tanque de guerra.
    Engraçado que em nenhum momento se ouvi falar em redução do custo do imposto de lixo, afinal de contas haverá redução de custo para a Empresa que vir a explorar, como não passar a redução de custo ao cidadão que paga impostos, nesse momento o que se vê que a Empresa certamente terá um lucro exorbitante.
    Aliás a própria Pref. Mun. POA poderia explicar o que está ocorrendo com a coleta de lixo em Porto Alegre. O que se vê são inúmeras desculpas e falta de cumprimento de contrato, contratos foram feitos para ser cumpridos, caso contrário incidirão multas sobre o mesmo, há uma omissão total.
    Ao que parece Porto Alegre descobriu que o Natal e o Fim de Ano o lixo aumenta, ocasionando sérios problemas aos cidadãos da cidade.
    Seria interessante saber o valor do custo benefício de mais esta negociata, o cidadão precisa saber qual será o custo dessa nova modalidade, que ao que parece o cidadão não terá redução do referido imposto.
    Outro fato que chama a atenção é os valores pagos aos Empregados destas Empresas de Limpeza, alegam que há rodizíos muito entre os seus funcionários, mas qual será o salário pago aos mesmos, há cumprimento de normas de segurança, ao que parece há falhas relatadas por trabalhadores ligadas a essas Empresas.
    Enfim, temos um mar de fatos mal esclarecidos, infelizmente a omissão do Poder Público Municipal é omisso, tanto que o próprio Min. Público Estadual está a procura de esclarecimentos de parte do Pref. Fortunatti e das Empresas.
    Vamos ficar no aguardo das devidas explicações e esclarecimentos ao cidadão que paga impostos.

  2. Avatar de Daniela
    Daniela

    Na realidade, este conteiners vem para incentivar a coleta seletiva pois ele serve apenas para lixo orgânico o lixo seco, aquele que pode ser reciclado, continuará a ser coletados nas residências nos dias de cada bairro. É um incentivo ao aproveitamento dos materiais que podem ser reciclados. A prefeitura deve propor mais campanhas de esclarecimento. Os impostos são validos desde que a população saiba para que eles existem.

  3. Avatar de MAR BEDINOTI
    MAR BEDINOTI

    Bem,eu sou zeladora do cond.solarium2,na coronel bordini 1054,e tenho notado que os conteiners ja estão nas ruas 24 de outubro,Dr.timótio e em volta do parcão ,porque na minha rua não tem?facilitaria muito meu trabalho se coloca-se um em frente de meu cond.sem mais agradeço pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *