Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública ganha
prêmio nacional
O trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do Centro de referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (CRDH-DPE/RS) voltado à promoção da cultura dos direitos humanos na área de segurança pública com foco na violência policial foi um dos vencedores da 22a edição do Prêmio Direitos Humanos, promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania. A solenidade de premiação acontecerá no dia 14 de dezembro em Brasília.
O prêmio é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas e a entidades que se destacaram na defesa, na promoção e no enfrentamento das violações dos direitos humanos no Brasil, e tem o intuito de ampliar a sensibilidade da sociedade brasileira a respeito da temática. Em paralelo a isso, procura dar visibilidade às diferentes práticas exitosas relacionadas ao aprimoramento e ao fortalecimento do combate às discriminações por orientação sexual, religiosa, crença, idade e raça, classe social, dentre outros.
Segundo a Defensora Pública-Coordenadora do CRDH-DPE/RS, também Dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Mariana Py Muniz Cappellari, a conquista do prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por toda equipe do órgão no enfrentamento da violência estatal, o qual se dedica integralmente a atuar na preservação e na reparação dos direitos de pessoas vítimas de tortura, de discriminação ou de qualquer outra forma de opressão. “A condecoração nos dá entusiasmo para continuar a aperfeiçoar as práxis institucionais com vistas ao combate multifacetado que a violência exige, além da defesa incomensurável dos Direitos Humanos”, analisa Mariana.
Equipe
Quanto à equipe multidisciplinar do CRDH-DPE/RS, Mariana explica serem 17 pessoas atuando direta e indiretamente no atendimento de uma demanda de 500 expedientes.
“Especificamente na temática da violência policial são quatro profissionais trabalhando em 291 procedimentos referentes à violência policial, dados atualizados até junho de 2016”, acrescenta.
CRDH
O Centro de Referência em Direitos Humanos é uma unidade da Defensoria Pública gaúcha, situado na Rua Caldas Júnior, no 352, no Centro Histórico da Capital. Entre outras finalidades, o CRDH trabalha pela afirmação dos Direitos Humanos e na construção de estratégias de enfrentamento e de superação da violência, assim como na ampliação das condições de acesso à justiça das vítimas de violências doméstica e estatal.
Público-alvo
Qualquer vítima de preconceito, de discriminação, de intolerância, de abusos, de maus-
tratos, de negligência ou de abandono, especialmente às mulheres em situação de violência e às vítimas de violência estatal (do sistema de justiça e de segurança pública), pode procurar atendimento no CRDH. Também é possível obter orientações e informações de forma gratuita pelo Disque Acolhimento 0800 644 5556.
Defensoria Pública gaúcha receberá prêmio nacional
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário