Do calor infernal para chuva e frio


Do calor para o frio: No dia 9 as pessoas estavam sem camisa, e na terça (17) se agasalham para as temperaturas baixas (Fotos: Carla Ruas e Arfio Mazzei/JÁ)

Carla Ruas

Os porto-alegrenses acordaram nesta terça-feira, (17), para um dia típico de outono: chuvoso e frio. O guarda-chuva foi item obrigatório para quem saiu de casa, assim como um casaquinho, o que até ontem era impensável. Encerrou-se nesta terça-feira (17) um período de 15 dias de calor intenso, que provocou a sensação térmica infernal de até 40°C no Rio Grande do Sul.

O impressionante é que esta mudança drástica no clima ocorreu em menos de 24 horas. A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo explica que este fenômeno foi causado pela chegada de uma massa de ar frio do Uruguai, que está estacionada sobre o centro e o norte do Estado.

Entre a segunda e terça-feira, a temperatura caiu 18°C em Porto Alegre e 21°C no interior do Estado. Esta mudança surpreendeu até mesmo os especialistas. “Radicais mudanças no tempo são freqüentes no Rio Grande do Sul, especialmente no inverno, mas esta variação de agora foi mais expressiva do que é comum”, diz o meteorologista Eugenio Hackbart.

O frio fora de época acompanha uma seqüência de condições extremas no clima do estado neste mês de janeiro. Após a onda de calor, o choque da umidade com o ar quente provocou temporais fortes nesta segunda-feira. No domingo, a Defesa Civil do Estado colocou no seu site, http://www.defesacivil.rs.gov.br/, um alerta especial para vendavais severos. Uma pessoa morreu e várias cidades registraram danos materiais.


Frente fria trouxe chuva e frio para a capital gaúcha

Para quarta-feira, a previsão é que a massa de ar frio permaneça  entre a metade norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, provocando muita nebulosidade e chuva. Na Metade Sul, existe a possibilidade de um amanhecer com temperaturas muito baixas, que podem chegar a 12 graus na fronteira com o Uruguai.

Pelas províncias do oeste argentino o ar quente começa a retornar para o Sul. No resto da semana, deve haver um gradual aquecimento na temperatura, a ponto dos termômetros na Grande Porto Alegre voltarem à casa dos 30 graus. “Entretanto, não se espera, no curto prazo, uma nova onda de calor intenso”, afirma Hackbart.

A seqüência de chuvas deve permanecer. “O que os gaúchos vão ter mesmo é chuva até o dia 25. Este clima antecipa um mês de fevereiro que promete ser mais seco”, ressalta.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *