Seis anos depois de incluída num plano grandioso que prometia revolucionar a aviação regional no Brasil, a ampliação do Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, começa a a se viabilizar.
Por enquanto, foi lançado o edital para abrir a licitação que vai escolher a empresa que será contratada para fazer a obra.
Mas, mas por conta do período pré-eleitoral, o evento na sexta-feira (22), no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF), mereceu a presença do governador José Ivo Sartori, do prefeito Luciano Azevedo, de autoridades e parlamentares das bancadas estadual e federal.
O investimento é de R$ 55 milhões, dos quais 97% provenientes da União, pelo Programa Nacional de Aviação Regional (PDAR). O Estado completa com 3%.
O governo estadual responde também pelo processo de licitação, que deve estar concluído em 22 meses, conforme o contrato com o Ministério dos Transportes. A expectativa é de que a obra seja iniciada ainda neste segundo semestre.
Estão previstas a reforma e a ampliação do aeroporto, como novo terminal de passageiros, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para orientação de pousos e decolagens, extensão das cabeceiras, novo pátio e pista de taxiamento para até cinco aeronaves.
Lançado em 2012, no primeiro governo Dilma o Programa Nacional de Aviação Regional previa investimentos de R$ 1,2 bilhão para equipar e ampliar 700 aeroportos regionais em todo o país.
Em 2016 quando apertou a crise fiscal, o programa foi suspenso e retomado pelo governo Temer em 2017, com suas pretensões reduzidas a 58 terminais, entre os quais Passo Fundo.
O prefeito Azevedo lembrou que a mobilização da comunidade para melhoramento no aeroporto vem desde 2002, ganhando força no ano passado com a campanha “Juntos pelo Aeroporto”.
Edital para ampliação do aeroporto leva Sartori a Passo Fundo
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário