Encontro internacional reúne capoeiristas em Porto Alegre a partir desta quarta

Com representantes da Bahia, Paraná, São Paulo, além do Rio Grande do Sul, a sexta edição da Mostra itinerante de Capoeira Angola acontece em Porto Alegre entre quarta-feira, 14, e sábado, 17. O evento terá debates, vivências com mestres, exibição de vídeos e rodas de capoeira em diversos locais da cidade.
A abertura acontece na quarta-feira, às 19h, com uma roda de conversa na Casa de Cultura Mário Quintana com os quatro convidados: Mestre Renê (BA), Mestre Kunta (PR), Mestre Dindo (RS) e Contramestre Xandão (SP).
O tema desta edição é “A capoeira angola enquanto instrumento de educação social e transformação pessoal”. Além dos mestres, o evento atrai capoeiristas de outros estados brasileiros, além da Colômbia e Espanha.
O encontro é realizado anualmente pela Áfricanamente Escola de Capoeira Angola, que existe desde 2003. “Procuramos trabalhar com mestres conceituados e de idade avançada, para valorizar a sabedoria dos mais velhos, porque eles são os guardiões da tradição”, explica o Contramestre Guto, da Áfricanamente.
Guto destaca a visão da capoeira não apenas como uma prática esportiva, mas como uma manifestação cultural de resistência, “A capoeira para a gente é um instrumento de reflexão, onde capoeiristas aprendem a jogar para poder pensar e analisar o mundo em que vivem”.
As oficinas com os mestres convidados têm vagas limitadas e acontecem mediante inscrição. Porém a maior parte das atividades é gratuita e aberta ao público, como a abertura do evento e as rodas de capoeira. Ao todo serão cinco rodas entre quinta e sábado, em diversos locais de cidade como a Esquina Democrática, o Mercado Público e a Feira Agroecológica da rua José Bonifácio. A programação completa já está disponível.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *