Estréia de O Círculo Sagrado terá entrada franca

Xamanismo celta e textos poéticos musicais, adequados ao teatro-ritual, são os principais elementos do espetáculo O Círculo Sagrado, novo trabalho do grupo Nômade, que estréia nesta sexta-feira (23), no Centro de Eventos do DC Shopping. A peça resgata a cultura sacerdotal céltica e bretã da antigüidade, dando ênfase à sabedoria da natureza, do xamanismo celta e de seus valores espirituais femininos.
A temática de O Círculo Sagrado é centrada na ameaça que sofre a cultura celta no momento da invasão romana. Discute o enfrentamento com o cristianismo que, com seu crescimento, passou a reprimir outras manifestações religiosas. “Não é preciso salientar o quanto isso marca profundamente o mundo até hoje, que vive sobre o domínio de uma visão ocidental, patriarcal e opressora da vida, onde as diferenças não são aceitas”, ressalta a diretora Gisela Rodriguez, que também integra o elenco.
A peça mostra o momento de transição entre o desenvolvimento da cultura bretã druída até a Saga de Avalon. A Sacerdotisa Caillean chega a Avalon trazendo consigo Gawen, filho bastardo da antiga Suma Sacerdotisa com um soldado romano. Na Ilha de Avalon é erguido o círculo sagrado, onde os rituais celtas são executados, protegidos de seus perseguidores.
Com roteiro de Tiago Agne e Gisela Rodriguez, o texto de O Círculo Sagrado foi inspirado no romance A Senhora de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, e vários outros textos poéticos galícios originais, incluindo os do poeta Yeats e do teólogo John O`Donohue. Textos de Shakespeare, Pat Mills e T.S. Eliot também foram adaptados.
Além de Gisela, a montagem traz no elenco Ed Lannes, Juliano Straliotto, Liliane Pereira, Marcos Castilhos, Mauro Bruzza, Moira Stein e Paulo Zé Barcellos. Dá continuidade à trilogia que o grupo Nômade iniciou em 2002, com a encenação do espetáculo Celtas.
O grupo valoriza a encenação simbólica e a intensidade de emoções do ator, que dança, participa da trilha sonora ao vivo junto aos músicos, e interpreta personagens místicos. Seus trabalhos têm como especificidade a pesquisa no teatro-ritual com bases em Artaud, Eugênio Barba e Grotowsky. Em geral, as encenações propostas pelo grupo Nômade utilizam o espaço de maneira pouco convencional, para que possam desenvolver determinados aspectos cênicos – como o uso de água, fogo, tintas, além de uma proximidade maior com o público.
O Círculo Sagrado
Direção de Gisela Rodriguez
Onde: Centro de Eventos do DC Shopping (Frederico Mentz, 1606)
Quando: Sextas e sábados, 21h; domingos, 20h. De 23 de setembro a 6 de novembro.
Ingressos: R$ 10,00 / estudantes e classe artística: desconto de 50% – vendas antecipadas na loja Sirius (República, 304) e no restaurante Vitrine Gaúcha (DC Shopping).
Entrada franca no primeiro final de semana.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *