Um caso exemplar da nova realidade dos meios de comunicação se desenrola há uma semana em Florianópolis.
O fato gerador é o estupro de uma menina de 14 anos por três colegas da mesma idade, todos estudantes em “colégio de elite”.
Como se não bastasse, um dos meninos portava o sobrenome Sirotsky, da família que controla a maior rede de comunicação do sul do país.
Não é certa a data do ocorrido. O blog tijoladasdomosquito postou a primeira nota às oito da noite do dia 28 de junho. Era só um flash e o blogueiro ainda advertia: “Estamos correndo atrás”.
No dia seguinte, era o assunto da cidade, espalhado pela rede, multiplicado por sites e blogs.
Escudada no Estatuto da Criança e do Adolescente, que proibe divulgar a identidade de menores infratores, a RBS preferiu dois dias depois explicar numa nota porque ainda não havia noticiado o fato.
Terceira geração
Mas nem a força de todos os seus veículos – que garantem um virtual monopólio das informações no Estado – foi suficiente para conter o movimento da opinião pública local, a partir da internet.
Na sexta-feira 2 de julho, os jornais do grupo circularam com uma nota “À Comunidade Catarinense”, assinada pelo presidente emérito, Jayme Sirotsky, e pelo presidente da RBS, Nelson Sirotsky.
A nota reconhece o envolvimento “em ocorrência policial” de um adolescente “membro da terceira geração da familia” e “lamenta a forma irresponsável, maldosa e fantasiosa pela qual o episódio vem sendo propagado, principalmente em alguns sites e blogs na internet”.
Como o inquérito está sob segredo de justiça, o caso se mantém na órbita da internet, mais específicamente dos sites e blogs independentes, que não respeitam as regras geralmente usadas para tirar de circulação os assuntos incômodos.
Na sexta-feira, 9, os adolescentes serão ouvidos na 6a. Delegacia em Florianópolis.
Como será a cobertura?
Estupro em Florianópolis: caso exemplar para a mídia
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
-
Não podemos deixar os filhinhos de papai soltos, a lei deve ser igual para todos, RBS é um Cancer na sociedade.
-
Indignação total, é isso que dá não ter mais limites. Os pais se esquecem que o mais importante é criar homens e não marginais ou estupradores e que dinheiro não é tudo e sim é necessário ter caráter, mas esses filhinhos de papai não sabem nem o que significa essa palavra. E o que vai acontecer a eles… Nada, vão continuar estuprando quem eles quiserem, pois esse nosso país é isso ai, quem tem dinheiro pode tudo e nada acontece, mas para quem não tem a lei funciona e é aplicada. Quantos ladões de galinha estão presos e quantos deputados embriagados continuam soltos depois de matarem??? E quantos filhinhos de papais, feito esses de Floripa, continuaram fazendo o que bem entenderem??? É a mesma coisa que aconteceu com o índio que foi queimado vivo em Brasília no seu próprio dia, um dos canalhas agora trabalha no senado e ganha um salário muito melhor do que muitos trabalhadores honestos. Isso tem que acabar, chega de protencionismo, chega de injustiça, chega!!!!! É ano eleitoral e NÓS temos que entender que nosso voto é poderoso e coloca esse merdas desses políticos que só sabem se beneficiar com leis feitas para eles e seu familiares.
-
Cada um protegendo os seus interesses.
Eu mesmo tive o dissabor de postar denuncia contra um blogueiro milongueiro trapaceiro no Tijoladas e para minha surpresa o blog que pede a não censura na internet me censurou.
Abaixo o post censurado pelo Tijoladas na íntegra:
“Landinho Machado said:
Your comment is awaiting moderation.
Longe de defender o Cowallazzi nas suas peripécias por onde anda quero aqui relembrar alguns fatos que por si só se explicam e merecem vir a tona para esclarecer a conduta diária de todos nós.
Quando o Sr. Mário Cavallazzi era o diretor da área rural do Besc e comandou a importação de ovelhas do Uruguai para o estado (tem ovelhas aqui no estado?), o intermediário na contratação das cabanhas produtoras foi o Sr. Sérgio Rubin (o canga), que à época faturou alto nas comissões dos negócios realizados com os patrões uruguaios que vinham a Fpolis e se reuniam na Kibelândia para tratar do assunto (várias vezes tomei bons vinhos pagos por eles). Pois bem, para o Sr. Canga, àquela época, o Sr. Mário Cavallazzi, que era aliado da família Amim, era honesto, agora não mais, pois é aliado de outro grupo.
E se tratando de falcatruas com nota fiscal, frias ou arranjadas, o milongueiro em questão é expert no assunto,pois há muito tempo é fornecedor de algumas delas para muitos políticos que presta serviços??. O gabinete do deputado Lício Mauro da Silveira é testemunha disso. Basta dar uma conferida por lá.
Que dizer, sobre a conduta diária de todos nós,jogar pedra na janela dos outros é muito fácil, olhar o próprio rabo é que é difícil.
– 18 junho 2010 at 09:52
—
Att,
Orlando Machado, Jr.
(48) 9626-3759 – 3025-1966 -
Aonde esta a justiça deste estado ,juro pra vc que se fosse uma filha minha esses guri de merda que na grande maioria ainda sao viado e usuario de droga ,iriam esperimentar da mesma dor juntamente so que de uma forma muito pior para ver se essa nossa justiça (So para Pobres)ia faser alguma coisa …..SAFADOSSSSSSSSSSS
-
Como proprietário do Blog Tijoladas do Mosquito informo, que a denúncia de estupro de menina por garotos de classe média dada com exclusividade pelo blog contra os monstrinhos estupradores não é falsa. Não existe suposta intimação dos criminosos. A intimação é para o dia 08/07/10 às 9:00 h na 6a. delegacia do menor em Florianópolis.
Em Santa Catarina a notícia do crime corria há tempos e nenhum, digo nenhum jornalista, teve coragem de dar. Os ditos independentes, esperam sempre por emprego na RBS.Até jornalistas blogueiros cagaram nas calças como o Carlos Damião e o Cesar Valente.
A mídia chapa branca ficou calada. SBT, GLOBO/RBS . BAND, RIC/RECORD Os Sirotsky fazem reunião de abafa, nas entidades jornalistas patronais.
O Tijoladas não foi censurado. Saiu do ar por excesso de acessos.
Como somos perseguidos no Brasil, estamos instalados num servidor no Canadá. Devido ao tráfego intenso, tivemos de pagar mais em doláres para nos manter-mos na web. De US$ 150 anual para num servidor dedicado USS$ 100 por mês,
Como sou um duro que trabalha só no blog e só tenho patrocínio de meus leitores, tenho sempre que correr atrás de apoio.
Ficamos 48 horas fora para migração de servidor .
Agora tudo normalizado.
Gostaria de pedir o apoio dos leitores desse blog . Apoio financeiro mesmo.
Só assim continuo mostrando a podridão da mídia e da política catarinense.
O blog tem uma conta na CEF (Caixa Econômica Federal). Doe qualquer valor a partir de R$ 2,00
CEF Ag. 408 (op. 13 poup) Cta. 00007703-8
Grato
Divulgue nossa campanha ESTUPRO NEM PENSAR! – Paródia ao CRACK NEM PENSAR da RBS – Contra a impunidade de menores infratores ricos e o tratamento diferenciado dado pela midia para filhos de pobres negros e marginalizados.
O Tijoladas é o blog mais acessado em Santa Catarina
Anuncie, entre em contato fernandapanqueka@gmail.com ou musca99@gmail.com
tel. 48 8443 9836 Mosquito
tel 48 9998 8068 Fernanda
http://www.tijoladasdomosquito.com.br/o-blog-tijoladas-nao-foi-censurado-saiu-do-ar-por-excesso-de-acessos-depois-da-noticia-exclusiva-de-estupro-por-monstrinhos-ricos-da-cidade-estupro-nem-pensar-queremos-a-rbs-nessa-campanha/ -
O fato gravíssimo que interessados tentam minimizar é consequência de tudo que vem ocorrrendo no País, no meu entender. A impunidade aberta em todos os ramos: ladrões conhecidos de dinheiro público fumam seus caros charutos alegendo que estão sendo caluniados. O Poder Publico parece que se ajoelha e não pune exemplarmente, dando à Sociedade um modelo de decência e dignidade. Moleques que emostram suas inclinações crminosas e má formação moral, provavelmente herdada ou sonsentida por pais aparentemente poderosos, tripudiam sobre a Justiça e com o seu aparente poder conseguem abafar o que podem. Copiamos tanto dos outros povos, de coisas más, por quê não copiamos de certas Justioças de outros países um peso forte mesmo a criminosos mirins, a partir de dez anos de idade, mas já criminosos, impondoçlhes penas severas? O Brasil chegou a uma siytuação moral tão desscabida que pessoas influentes podem mais do que a Justiça. Porquê só os filhos de pobres quando cometaem deslizes são execradose punidos? Vamos acabar com estes odiosos privilégios e meter na cadeia a bandidos e malfeitores, venham de que camada vierem. A Lei deve ser igual para todos. Como cidadão execro e sinto nauseas desses pais que não deixam que a Justiça imponha penalidades contra seus filhos mesmo adolescentes quando revelam inclinações crminosas. Estarão assim evitando chorar mais tarde, quando os seus filhos adultos fatalmente irão se envolver em coisas mais pesadas, muitas vezes sendo assassinados por colegas de perversões e crimes.
-
É um absurdo que aconteça crimes dessa espécie sem nenhuma possiblidade de ser punido os autores do referido crime, haja vista que os mesmos são menores de 18 anos, ou seja, inimputáveis. Contudo, entendo que alguém deverá ser punido, pois aqueles monstros cometeram crime hediondo.
A maioria dos congressistas entendem que a maioridade penal não deveria ser diminuida devido às desigualdades sociais. Contudo, vimos que na realidade essa premissa está sendo dismificada, haja vista que “adolescentes” de classe alta estão cometendo delitos hediondo. A lei tém que mudar, a sociedade é repleta de transformações, portanto, não vejo outra opção senão a ruptura dessa maioridade.
Conforme o ordenamento jurídico estes monstros somente poderão ser internados durante 3(três) anos, pois os mesmos não são julgados de acordo com o código penal, mas conforme o ECA. Portanto, quando os monstros completarem 18 anos, os mesmos vão ficar em liberdade, sem nenhuma restrição nas folhas corridas criminais, serão considerados primários, com bons antecedentes, podendo ser até um dia magistrados ou políticos. NÃO TERÁ NENHUMA RESTRIÇÃO. ISTO É UM ABSURDO. A família deverá acionar a justiça requerendo indenização por danos materias e morais, com valores altíssimos. -
Eu já estou tomando minhas medidas. São muito pobres mas é o que eu posso fazer. Eu “era” assinante do Diario Catarinense e estou cancelando a minha assinatura pela maneira anti-etica jornalistica com que se comportou o jornal. Eles (Jaime e Nelson Sirotski) agora vem com emails falando que a noticia pode ser divulgada na RBS e culpando a internet pela divulgação escandalosa da noticia. Se não fosse a internet (até com alguns exageros tambem) ninguem ficaria sabendo de nada pois os envolvidos estão ligados a área jornalistica e a área policial.
Acho que o povo catarinense deveria seguir a minha atitude e tambem cancelar suas assinaturas.
O chefe da policia civil dizer ainda que não pode afirmar nada pois não estava presente, então ele não pode prender ninguem pois ele nunca esta aonde um crime é cometido. Eles irão acobertar tudo…. -
parabens sr,ivo larizzati,concordo plenamente,se o delegado disse que não estava la,eles tambem não estavam qdo o meu filho foi assassinado ai,infelismente não vai dar em nada,porque eles manipulam tudo e todos mas se todos cancelacem as assinaturas quem sabe sentindo no bolso e nos caixas,eles não mudariam suas atitudes,e divulgariam a noticia independente de quem saisse prejudicado,,,um abraço..
-
Cadê o Prates? cadê a sua delegacia pra corrigir moleques delinquentes e estupradores? O Prates é uma farsa, a máscara caiu, nunca mais ouviremos aquelas asneiras de que ele é o justiceiro. Bater na mesa e esbravejar é fácil, quando não atingi o seu empreguinho. Prates COVARDE !
-
Coluna do Elio Gaspari, na Folha de São Paulo de 11 de julho de 2010:
ELIO GASPARI
A “conjunção carnal” do delegado de SC
Reapareceu a teoria segundo a qual não existe estupro, existem mulheres mal comportadas
NO DIA 14 DE MAIO, uma garota de 13 anos encontrou-se com um amigo num shopping de Florianópolis e foi ao seu apartamento, onde vive com a mãe e o padrasto. Ele tem 14 anos e é filho de Sérgio Sirotsky, diretor do Grupo RBS de comunicação em Santa Catarina. A empresa, pertencente à sua família, controla 46 emissoras de televisão e rádio e oito jornais diários no Sul do país.
O que aconteceu no apartamento do garoto não se sabe com precisão, pois o inquérito policial e o processo correm em segredo de Justiça. Durante a investigação, quem devia preservar o sigilo permitiu que ele vazasse.
A jovem contou em seu depoimento que foi estuprada por um ou dois rapazes, ambos menores. Além do dono do apartamento, denunciou o filho de um delegado. Medicada num hospital, deu queixa à polícia e submeteu-se a um exame de corpo de delito. Nos últimos dez dias, o caso explodiu na internet.
A família Sirotsky publicou um comunicado informando a ocorrência do “lamentável episódio”, lembrando que “confia integralmente nas autoridades policiais”.
Para que se possa confiar mais nessas autoridades, o secretário de Segurança de Santa Catarina deve exonerar o delegado Nivaldo Rodrigues, diretor da Polícia Civil de Florianópolis. Numa entrevista gravada, ele disse o seguinte:
“Eu não posso dizer que houve estupro. Houve conjunção carnal. Houve o ato. Agora, se foi consentido ou não, se foi na marra, ou não, eu não posso fazer esse comentário, porque eu não estava presente”.
A declaração do delegado é uma repetição da protofonia das operetas que começam investigando casos de estupro e terminam desgraçando quem os denuncia.
Noutra entrevista, com o inquérito concluído, o doutor informou que “o caso investigado é de estupro”, mas ao especular (indevidamente) sobre a motivação do ocorrido informou: “Amizade, se encontraram, resolveram fazer uma festa. Se foi na marra, não sei”.
Falta o delegado definir “marra”. É crime manter relações sexuais com menores. Se isso fosse pouco, segundo a denúncia, podem ter sido dois os rapazes que usufruíram a “conjunção carnal”. Se o delegado não podia dizer se o ato foi “consentido ou não”, devia ter ficado calado. Afirmar que não pode opinar porque “eu não estava presente” beira o deboche.
Existe uma razoável literatura sobre estupros de grupo. Em geral, ocorrem quando a vítima está alcoolizada ou drogada, o que torna despicienda a questão do consentimento.
Se o doutor Nivaldo sair virgem do episódio, os catarinenses perderão um pouco de sua segurança, triunfarão as teorias conspirativas sobre a impunidade do andar de cima e prevalecerá uma racionalização do crime: não há estupros, há mulheres que não sabem se comportar. (Exceção feita às mães dos defensores dessa doutrina, e que Santa Maria Goretti proteja suas filhas.)
(…)”
[O artigo continua tratando de outros assuntos]
Original disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1107201009.htm -
Isso é consequência de políticos incopetentes que até hoje ,ou seja estão esperando a ocorrência de uma guerra civil Generalizada no Pais. para assim e posteriormente votar uma reforma urgente da Contituição Federal de 1988.Assim conseguiremos dar uma punição mais severa mais rigorosa para esses delinquêntes filho de papai olha só até o delegado quem deveria agir sobre os rigores da lei acobertando o caso. Isso é repugnante.Até quando viveremos no mundo marginalizado e sem a presença de uma Autoridade que tem temor a Deus, para assim ensinarem aos “sem lei” que devemos temer a um Deus poderoso…
Fico indignado com tamanha monstruosidade das autoridades que insistem em abafar um caso polêmico como esse só porque envolve pessoas ricas e fluente na sociedade “que sociedade mediocre é essa aí” -
E se a menina fosse filha do Sr. Sirotski, o estuprador estaria livre?
-
eu mataria eles esses muleques safados faria justiça com minha propria mao e deixaria os corpos deles na frente de sua casas …..e me entregaria com a cabeça erguida .
-
Isso é uma vergonha pro nosso pais, o proprio chefe de justiça ontem em reportagem a tv record disse que a condição financeira dos garotos realmente contribui bastante pra que nd seja feito contra eles (ele não disse c essas palavras,mais foi o que ele quis dizer) se eles tem idade pra “comer” como o proprio Sergio falou em seu forms tem idade pra ser preso tambem. A justiça tem que ser igual para todos.
-
Especialmente porque parece que até adultos tentaram acobertar o crime, maquiando a menina e fazendo ela decorar um álibi pra contar aos pais. Realmente deve-se continuar a tocar nesse assunto pois vão tentar a todos os custos esfriar o caso. Quem sabe até os delinquentes e os cúmplices não escapam em pune? Pode acontecer, cabe a nós continuar exibindo e fazendo mais e mais pessoas se revoltarem pela falta de escrúpulos de alguns.
-
ESTE JORNAL ME PARECE TER UMA GRANDE LIGAÇAO COM O GRUPO RBS SERA. MAS NUM UM PAIS DEMOCRATICO DE DIREITO PODEMOS FALAR E COBBRAR DOS MEIOS DE COMUNICAÇAO UMA INFORMAÇAO REAL E DE QUALIDADE.EU JA VI E PARTICIPEI DE TANTAS COISAS QUE ENVOLVE A MIDIA PRINCIPALMENTE ENQUETES,PESQUISAS ,IBOPES MANIPULADAS POR O MESMO GRUPO SOU A PROVA VIVA DE QUE O POVO TEM SIDO ILUDIDO POR INFORMAÇOES E REPORTAGENS TENDENCIOSAS E MANIPULADORAS SEM MAIS NADA A COMENTAR.MARCELO PEREIRA DA SILVA NUNES VIVA AO CONHECIMENTO E A LIBERDADE E A JUSTIÇA.
-
Interessante, a globo sempre tão “moralista”, tão “politicamente correta”, tão informada, será q não ficou sabendo de tal barbaridade??? Acho q não, pois andei assistindo jornal da globo, jornal nacional, etc. e não ouvi, nem vi noticiarem nada a respeito. Dá uma força pra eles gente, eles têm q saber. Mas refletindo melhor, talvez eles conheçam tal fato, todavia, por benevolência, querem dar aula de história e nos mostrar como era a vida no tempo dos coronéis e até mesmo no tempo da Ditadura. Pode ser isso. Lamentáveis tais posicionamentos e acontecimentos.
-
Campanha pro twitter galera, porque se a tv não fala, nos temos a voz! #FALA_PRATES quero ver ele defender a condenação de menores, sendo que o acusado é o filinho do patrão!
-
É gente, infelizmente, esse país é essa merda que vemos todos os dias, tudo acaba em pizza. Nada vai acontecer com esses delinquêntes, pois são ricos e suas famílias manipulam o que bem quiserem. A rede globo, com seu poder, informa apenas o que interessa a ela, tenho nojo disso tudo. Enquanto isso os estupradorezinhos continuam suas vidas como se nada tivesse acontecido, responsabilizo os pais por tudo isso, se eles fossem presentes e educassem seus filhos isso, com certeza, não teria acontecido. Segundo consta, a mãe ( será que isso é mãe???) estava também em casa e nada ouviu???? não consigo digerir isso tudo. Para mim é o fim do mundo, estamos chegando no final dos tempos, onde não há lei, respeito, onde o mais poderoso esmaga o menos, onde há troca de favores e falta de vergonha na cara entre os mais poderosos. O que será do Brasil no futuro??? Esses estupradorezinhos virarão políticos, delegados, detentores de informações. Tenho medo do futuro e ainda mais com esse sistema educacional que piora a cada dia, onde um aluno da oitava série não sabe ler, mas sabe escrever o nome, então não é analfabeto, que horror. O pobre será sempre pobre, pois não tem oportunidade e o governo quer que ele além de ser pobre seja também burro, para não reinvindicar seus direitos, é mais fácil manupular um povo burro do que inteligente, que luta por seus direitos. Só Deus para nos livrar de tudo isso, mas acho que até ele se cansou de nós brasileiros com nossa falta de tudo…
-
SERA QUE ESTE PROSSESSO JA FOI ARQUIVADO?E NOS (POPULAÇAO)NAO FICAMOS SABENDO?
-
Que nojo… Nessas horas, eu fico feliz que exista internet…
-
Sobre o estupro que ocorreu na capital gostaria de colocar que ainda hoje recebo mails sobre o acontecimento, relacionando-o a um colégio de “gente endinheirada” e conjeturando sobre procedimentos que foram ou não tomados sobre o assunto.Sou mãe de duas meninas.Meu marido é funcionário público e eu trabalho como free lancer.Não somos “endinheirados”, trabalhamos muito para dar a elas aquilo que acreditamos ser nosso maior legado, uma boa educação. Uma das minhas filhas estuda no referido colégio, nossa opção por esta instituição de deve a qualidade de ensino que ela oferece. Posso afirmar que não nos arrependemos da nossa escolha por considerarmos o ensino por ela disponibilizado de excelente qualidade, nunca soube de irregularidades dentro da escola. Só o que constatei , durante os três anos em que minha filha estuda lá, foi sua preocupação em oferecer melhores condições de aprendizado. Quanto a arrogância atribuída aos seus alunos eu a encontro em muitos lugares mascarada de muitas formas, infelizmente é uma característica comum a muitas pessoas independente da classe social a que pertençam. Atualmente, inclusive, é de conhecimento publico que determinadas características que nos acompanham durante nossas vidas são decorrentes da educação que recebemos em casa . A escola é responsável pelo ensino formal, quem matriculamos nela é responsabilidade nossa. Considero um horror todo este acontecimento em todos os sentidos. Me faz lembrar que, já em 2010, houve um assassinato no norte da ilha, cujos responsáveis eram adolescentes, que levantou a problemática relacionada ao adolescente infrator. Um dos envolvidos no evento já havia sido preso diversas vezes inclusive por homicídio ou tentativa de homicídio e mesmo assim continuava livre para cometer outras atrocidades. Este adolescente não era um garoto rico, ao contrário, mesmo assim foi solto diversas vezes. Não creio que a questão a ser debatida tenha a ver com classe social, me parece que se ater a este aspecto enfraquece o acontecimento em si. Tenho lido seguidamente sobre crimes desta natureza nos jornais, não só jornais catarinenses, e superficialmente, que é só como posso avaliar, eles não me parecem obter o espaço que mereceriam nas nossas cabeças e nas mídias que temos disponíveis. Considero que a discussão para ser realmente proveitosa, deva ser mais em torno de questões como responsabilidade e/ou proporcionalidade da pena relativa a esta faixa etária, do que de quem a pessoa é parente, qual sua classe social e que estabelecimentos freqüenta.
Betita. -
so porque tem dinheiro acham que sao os donos do mundo… mas tem menos dignidade e carater que as pessoas pobres,se agora que ele e apenas um menino acha que pode compra a liberdade com dinheiro imagina quando ser homem.oque vai acontecer com um cidadao desse? DESSE JEITO O MUNDO TA PERDIDOOOO.
-
E tudo acabou em pizza como muitas outras coisas nesse brasil sem lei, sem respeito, sem dignidade, sem prioridade, sem educação, sem saúde, sem nada, mas com corrupção, com hipocrisia, com desrespeito, com covardia. E esses estupradorezinhos que virarão zão, foram condenados a prestar serviços a sociedade, que serviços serão esses??? De estuprar a mãe da menina agora, ou a mãe deles??? É quanto mais conheço os homens mais amo os cães.
-
sensacional Luciene, estava em busca de infoirmaçaao sobre o desenrolar do caso e seu comentario confirmou o que já esperávamos, que lixo de país…..BRASIL UM PAIS DE TOLOS !!!
POVO NA RUA……JA !!!
Deixe um comentário