Feira Agroecológica Frutos da Resistência acontece neste sábado

Neste sábado, a partir das 14h, acontece a 10ª edição da Feira Agroecológica Frutos da Resistência, na calçada da Rua Olavo Bilac, em frente a sede da Núcleo Amigos da Terra, 192, entre a Lima e Silva e José do Patrocínio.
A Feira existe como um mecanismo de encontros, de troca de informações dos enfrentamentos e resistências que se dão no Bioma Pampa, na Mata Atlântica e na metrópole de Porto Alegre. Além de debates, acontece a exposição de frutos de diversos territórios que resistem pelo Estado.

Frutos são oriundos de diversos territórios

O tema da 10ª edição é Justiça Climática: a questão climática na conjuntura política brasileira e seus impactos nas comunidades e territórios.
O assunto também é pauta, na manhã desta sexta-feira, no mini-curso Políticas Climáticas, participação da sociedade civil e impactos nos territórios. A atividade, que acontece no IAB, é gratuita e promovida pelo Amigos da Terra Brasil, em parceria com o Amigos da Terra e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS). Mais informações > http://bit.ly/ MiniCursoPolíticasClimáticas

Na décima edição da Feira Agroecológica Frutos da Resistência, são presenças confirmadas assentados da reforma agrária do município de Herval – que se articulam através do Grupo Biodiversidade -, agricultores agroecológicos de Maquiné, indígenas Kaikangs do Morro do Osso, guaranis do Cantagalo, quilombolas da Família Silva (primeiro quilombo urbano titulado no Brasil), coletivo Somos Soma (que se articula através do Quilombo do Sopapo), além da presença de diversas outras pessoas que lutam pela terra e pela perpetuação dos saberes ancestrais.

A proposta é difundir a agroecologia, a economia solidária, através dos produtos, mas também que a feira sirva para informar a quem passa, que sirva como um espaço de trocas e articulações. Às 17h, acontece ensaio aberto com o grupo de tambores do Quilombo do Sopapo.

Na Feira também terá uma banca informativa sobre o caso do Rafael Braga, jovem negro preso injustamente nos protestos de 2013 e reencarcerado novamente por um enxerto da Polícia Militar. Um caso emblemático do encarceramento da população negra e do racismo institucional do nosso país. Também estará sendo recolhidas doações para os Mbya Guarani que retomam uma terra ancestral no município de Maquiné, RS.

Está marcando sol, mas mesmo com chuva acontece a Feira. A entrada é gratuita.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *