O tema da 62a. Feira do Livro de Porto Alegre, que já está sendo montada na Praça da Alfândega, é o “analfabetismo funcional”, a incapacidade de entender o que lê, que atinge 27% da população adulta brasileira, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf).
A pesquisa, realizada em intervalos de 2 a 3 anos pelo Instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa e com o apoio do IBOPE Inteligência, consulta, desde 2001, pessoas entre 15 e 64 anos de idade, residentes em zonas urbanas e rurais de todas as regiões do país.
É considerada analfabeta funcional toda pessoa que conhece letras e números mas está impossibilitada de compreender o que lê e de executar operações matemáticas.
O problema não é detectado pelos índices de escolaridade (ou da falta dela): 22% dos jovens brasileiros de 15 a 24 anos que estudaram até a oitava série do Ensino Fundamental são considerados analfabetos funcionais.
Quase um em cada quatro brasileiros sai do Ensino Fundamental incapaz de ler e escrever bem. Ou sequer entender o que acabou de ler.
Em 2008, o problema já esteve na agenda da Feira, após um estudo encomendado pela Câmara Rio-Grandense do Livro ao Instituto Paulo Montenegro/IBOPE. Em 2016, o assunto retorna, desta vez, como tema central da Feira do Livro de Porto Alegre.
“Essa pesquisa já revelava um alto índice de analfabetismo funcional no Rio Grande do Sul e, desde lá, letramento e formas de enfrentamento a esses números vêm sendo temas em eventos da Feira. Neste ano, queremos dar destaque a esse grande problema, que continua em evidência na nossa população, em todas as idades e em todas as faixas de ensino e de vivências”, divulga Marco Cena Lopes, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.
A Feira, ao ar livre e com livre acesso, tenta assim contribuir com o combate direto a um problema antigo e que tem reflexos na educação, na cultura e na economia do país. Segundo o Inaf, analfabetos funcionais de 15 a 24 anos dedicam-se principalmente aos trabalhos de baixa remuneração na área da agricultura, construção civil e serviços domésticos.
A 62ª Feira do livro de Porto Alegre vai de 28 de outubro a 15 de novembro de 2016, na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre/RS.
(Com informações da Câmara Riograndense do Livro)
Feira do Livro chama atenção para o analfabetismo funcional
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário