Higino Barros
O dramaturgo irlandês Samuel Beckett é conhecido mundialmente por sua peça “Esperando Godot”, expressão que no Brasil passou a significar a espera de algo que nunca chega. Um dos maiores representantes do teatro do absurdo, Beckett é inspiração para uma performance que ocorre nesse sábado, dia 15, na rua da Praia (Andradas), com percurso entre a Casa de Cultura Mário Quintana e a Esquina Democrática.
Denominada “Inspiração”, ela foi criada a partir do texto Eleutheria (1947) de Samuel Beckett. Segundo a coordenadora do evento, Luciana Tondo, os ensaios para a performance foram uma oportunidade para uma vivência teatral gratuita. Ela resume a ideia do evento:
“No texto, Victor, o personagem principal, dedica-se a uma busca incessante para viver a experiência da liberdade que, segundo ele, seria a partir da tentativa de ser o mínimo possível: comendo menos, se mexendo menos, falando menos, mas mantendo-se vivo, pois se morresse não poderia se perceber livre. Diante desse paradoxo, o corpo apresenta-se como uma prisão biológica inconsciente, pois por mais que se tente, o corpo está sempre em movimento”.
A performance é elaborada pelo Núcleo de Pesquisa Beckett-we e comemora o 111º ano de nascimento do dramaturgo irlandês. Após a saída da Casa de Cultura Mário Quintana, às 14 horas, os participantes do evento se agrupam em frente ao Shopping Rua da Praia e realizam a performance diante do Clube do Comércio.
SERVIÇO
Performance ‘Inspiração’
Data: 15 de abril de 2017
Local: Saída as 14 horas da Casa de Cultura Mário Quintana , finalizando o percurso na Esquina Democrática.
Realização: Núcleo de Pesquisa Beckett-we
Coordenação: Luciana Tondo
Preparação dos atores: Luciana Tondo e Marcelo Mertins
Elenco: Ceila Adriany de Oliveira, Vinisius Seeger, Rafael Domingues, Valentina Curi, Fernanda Fiuza, Fernanda Leal, Vanessa Fiuza, Lavínia Costa, Felipe Davi, Vitória Emiliano, Gabriel Cocola, Leandro Pereira, Caroline Fontella, Daniel Kuratani, Daniel Varallo, Paula Silveira, Ketlyn Ramos, Victoria Freitas, Gabriel Queiroz, Gabriel Farias, Maurício Vianna, João Pedro Bandeira, Bruno Portes, Juan Hübner, João Felipe Tondo, Lilian Monteiro, Gabriel Farias, Liziane Salvadori, Yuri Vidal, Vinícius Lima, Wagner Machado, Gloria Andrades, Claudia Quinto, Erick da Silveira, Rogério Bertoldo, Carolina Alves, Fernanda Pedroso, Alínea Boninsegna, William Andrius, Vivyan Sores, Gabriela Soares, Luis Carlos Matos.
Apoio: Casa de Cultura Mário Quintana.
Grupo de pesquisa teatral leva Samuel Beckett à Rua da Praia
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário