Inaugurada Feira de Natal do Brique


A feira atraiu o público no final da tarde
(Fotos: Carla Ruas/Jornal Já)

Carla Ruas

Os expositores do Brique da Redenção, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, conseguiram recuperar o Monumento do Expedicionário em tempo para as comemorações natalinas. A abertura oficial da  Feira de Natal e das celebrações de final de ano foi realizada na noite desta segunda-feira (19), na José Bonifácio, ao lado do Parque Farroupilha.

Com o monumento já limpo e iluminado, a celebração no Brique teve a sua abertura em clima de festa. O público já pode conferir a Feira de Natal até o dia 23, sempre das 17h até às 22h. Estão expostos artesanatos, roupas, obras de arte e bijuterias, além de produtos especiais de Natal, como panetones e bonecos de Papai Noel.

Iedda Louri Bordin, dona da banca Trapus e Fiapus, trabalha com o gorro do Papai Noel e está animada: “A expectativa para a Feira de Natal é muito boa, porque desde a metade do ano os clientes perguntam se a gente iria abrir nesta data”. Os seus produtos são de decoração em pachwork e são uma boa opção como presente.

Até o dia 23, ainda ocorrerão apresentações de Natal, todas as noites, às 20h, em um palco montado em frente ao monumento. Para abrir a programação, o Coral da Ulbra cantou canções natalinas.

Com esta iniciativa, os artesãos buscam promover o espaço, atraindo as famílias para visitar. “Queremos que o Brique volte a ser uma referência para a cultura e o lazer”, explica Márcia Bodoy, uma das organizadoras.

Para realizar a inauguração oficial do evento, Flora de Oliveira compareceu representando a primeira-dama do município. Ela enfatizou a parceria da prefeitura com o Brique da Redenção na Campanha do Brinquedo, realizada pelo Gabinete da Primeira Dama. “Quero fazer um apelo para que as pessoas façam doações de brinquedos quando visitarem a Feira de Natal do Brique”.

Flora conta que neste  final de ano a arrecadação tem sido muito baixa. “Estes brinquedos vão para entidades da capital e do interior, por isso a demanda é grande”. Os postos de arrecadação estão na Redenção, rede Zaffari Bourbon, Banrisul, Banco do Brasil e Tudo Fácil.

Veja a programação cultural da Feira de Natal

(sempre às 20h)

20/12 – Grupo Coro e Vozes de Montenegro

21/12 – Coral da Universidade La Salle e Coral Doces Encantos da Florestal Nelgebauer

22/12 – Pianista Clássica Dionara Schneider

23/12 – Grupo de Dança Cuba Brasil e às 23h30, Banda Back on The Road (anos 60-80)

Vandalismo


Já recuperado, o monumento está decorado para o Natal

Desde a manhã desta segunda-feira (19), artesãos se reuniram para consertar o estrago feito por vândalos durante a madrugada de sábado para domingo. Até às 17h, o trabalho estava completo. “A SMAM retirou a pixação que havia sido realizada e os expositores recolocaram as lâmpadas”, explica Clóvis Breda, administrador do Parque Farroupilha.

Para ele, esta iniciativa de vandalismo surpreendeu, apesar deste tipo de conduta ser comum nos arredores do parque. “Achávamos que eles iriam respeitar pelo menos a decoração de natal”, afirma.

Breda conta que estes atos ocorrem porque falta segurança durante a noite na Redenção. “De dia temos cinco guardas-parques fazendo o policiamento, mas à noite são apenas dois, que ficam restritos ao mini-zoo”. Ele ainda afirma que a Brigada Militar, que deveria trabalhar 24 horas no parque, diminuiu muito a sua atuação ao longo deste ano. “Não existe mais uma patrulha constante, porque falta equipamento no 9° BPM, que é responsável pela região”.

Para que não ocorram mais estes atos de vandalismo, a SMAM garante que está trabalhando em conjunto com a Brigada Militar para identificar os responsáveis e prendê-los em flagrante. Para isso, eles contam com denúncias e com o trabalho da Inteligência da Brigada. “Não sabemos quem foi e não podemos acusar ninguém sem provas”, completa.

Leia mais sobre o ato de vandalismo

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *