Já viu processo por causa de apelido?

Por Ana Lúcia Mohr

Inspira revolta o processo do fotógrafo da Zero Hora Ronaldo Bernardi contra Wladymir Ungaretti, professor de jornalismo da UFRGS, cujo blog e site estão sob censura.

Quem já freqüentou suas aulas sabe que Ungaretti costumava madrugar para fazer seu exercício de crítica à mídia corporativa (www.pontodevista.jor.br/blog), que, mais tarde, era repetido numa sala da Fabico (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação). Bernardi calhou de ser um dos criticados.

Mas então, cara leitora, caro leitor, você deve estar pensando que Ungaretti foi processado por denunciar as cascatas (fake, encenação, no jargão jornalístico) do fotógrafo, certo? Errado. Bernardi o processou por causa do apelido pelo qual Ungaretti o chamava (Fotonaldo). Detalhe: não foi o professor que o inventou. Sim, juro.

Liguei para a Zero Hora hoje de manhã e pedi para falar com o Ronaldo Bernardi. A mulher da recepção me passou para a editoria, onde um homem atendeu e passou para o fotógrafo. Este não quis falar sobre o processo (“meu advogado disse para eu não falar”, “o processo corre em segredo de justiça”). Insisti um pouco, mas não adiantou. Minutos depois, telefono novamente e peço para falar com o Fotonaldo. “Hãn”, ronronou a moça da recepção. “Ops, com o Ronaldo Bernardi”. Tudo certo. Ela me passa para a editoria do repórter.

– Alô, eu poderia falar com o Fotonaldo?

– Quem tá falando?

– Ana Lúcia, do Jornal Já

– Olha, ele saiu. Tá em pauta.

– Ok, obrigada.

Piada? Pois saibam que, por ter usado um apelido que todos os seus colegas conhecem, Ungaretti foi obrigado a retirar 10 anos de trabalho da web (além de atualizar o blog diariamente, ele disponibilizava mensalmente uma nova revista eletrônica em www.pontodevista.jor.br).

O desânimo por ter de tirar do ar 10 anos de trabalho e, principalmente, por estar impedido de usar a arma da crítica tem se manifestado nas aulas do professor. Não é preciso ser seu aluno para saber disto, basta acessar a página www.pontodevista.jor.br para ter idéia do baque. É que lá está um dos lemas de Ungaretti, resumido numa frase de John Reed: “Descobri que só me sinto feliz ao trabalhar intensamente em algo que gosto”.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

  1. Avatar de tiago jucá

    “O Fotonaldo saiu, tá em pauta”, hahahahaahahahahahahahaha. E ainda querem que eu acredite que não é a empresa que está processando/censurando

  2. Avatar de Paulo Bordini Assum
    Paulo Bordini Assum

    O Ronaldo processou o Ungaretti porque este fez acusações difamantes sem ter provas, não foi por este apelido. O Ungaretti se passou nas críticas, e o fotógrafo encheu o saco e foi na justiça. Por sinal um direito e dever de todo cidadão brasileiro acionar a justiça em defesa de sua honra. Parece que a amiga não está bem informada sobre o assunto. Um acessor jurídico não faria mal.

  3. Avatar de Igor

    Paulo, você que não está bem informado.
    Acionar a justiça? Honra?
    ah, que coisa mais maricas

  4. Avatar de arlei arnt
    arlei arnt

    talvez vc, Paulo, não está informado sobre o assunto e talvez tb precise de um assessor jurídico. as próprias fotos do fotonaldo são provas do mal profissional que ele é. isso não é um processo. isso se chama censura.

  5. Avatar de Ana Lúcia Mohr
    Ana Lúcia Mohr

    O amigo que não acompanhou o drama desde o início pode se informar melhor clicando no link a seguir: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=515FDS004
    Obrigada,
    Ana Lúcia Mohr

  6. Avatar de Licurgo
    Licurgo

    Alô Bordini, que tal um ‘acessor’ de lingua portuguesa, antes de que chamar a jornalista de mal-informada…

  7. Avatar de Antonio Castro
    Antonio Castro

    Imagina se eu resolvo chamar a jornalista autora desta texto de Ana Lúcia Mohrcréia e usar isso todo dia em um site para criticar o que ela escreve ou deixa de escrever. Uma hora cansa, e a Justiça está aí para ser buscada por quem se sente incomodado. Certo? Errado? O juiz vai decidir.

  8. Avatar de Paulo Bordini Assum
    Paulo Bordini Assum

    Arlei
    Conheço o Wladimir desde o tempo do AI-5 e sei da sua luta contra a milicada, mas os ataques dele ao fotógrafo estavam um pouco fora da casinha e apenas foi punido pelo juiz por que não conseguir provar o que falou. As fotos do Ronaldo provam exatamente o contrário que o professor alegava. Nnao sei por que a bronca do professor, parece coisa de guri.

  9. Avatar de Paulo Bordini Assum
    Paulo Bordini Assum

    Igor
    Maricas é ficar chorando na imprensa.

  10. Avatar de Paulo Bordini Assum
    Paulo Bordini Assum

    Licurgo
    4 a 0 para ti.
    Aceitas um emprego de revisor?

  11. Avatar de Margarida Behenck
    Margarida Behenck

    Gurizada da FABICO, cuidem-se pois pelo que eu enteno, vocês estão engatinhando, numa arena onde os touros já estão medalhados.

  12. Avatar de Margarida Behenck
    Margarida Behenck

    É isso aí, gurizada… comportem-se caso queiram algo na vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *