Jardim Botânico comemora 50 anos

O Jardim Botânico de Porto Alegre comemora, no próximo dia 10 de setembro, 50 anos. Tem como missão realizar a conservação integrada da flora nativa e dos ecossistemas regionais, tornando-se um centro de referência para a pesquisa, a educação, a cultura e o lazer.

CRIAÇÃO
– O plantio das coleções foi iniciado em 21 de setembro de 1957, com as palmeiras, plantas suculentas e coníferas. Aberto ao público no dia 10 de setembro de 1958, passou a integrar a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul em 1972.
FINALIDADES – Com uma área de 39ha o Jardim Botânico é um local de grande interesse turístico, por ser um dos poucos jardins botânicos consolidados no país. Se caracteriza como uma área protegida, contendo coleções de plantas vivas, cientificamente mantidas, ordenadas, documentadas e identificadas, o Jardim Botânico foi aberto ao público com finalidades científicas, educacionais e conservacionistas.
INFRAESTRUTURA – Possui uma estrutura física composta por 4 estufas, Laboratório de Análise de Sementes, Laboratório de Cultura de Tecidos, Banco de Sementes, Viveiro, 11 coleções especiais e 23 áreas no Arboretum, área administrativa, auditório e anfiteatro.
PESQUISA – Conservação da flora do Estado através da pesquisa, cultivo e propagação de plantas, especialmente das ameaçadas, com potencial econômico e de espécies necessárias para a restauração de ecossistemas. Mantém um banco de sementes que promove a pesquisa em armazenamento, contribuindo para a preservação de material genético salvaguardando, desta forma, ao máximo, a biodiversidade da flora local.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Importante instrumento de educação ambiental e de ensino, o Jardim Botânico proporciona, através do Centro de Visitantes, orientação para que o público em geral e, principalmente o estudantil, aprecie e estude as espécies constantes de seu acervo, legítimas representantes do ecossistema do sul do Brasil.
ARBORETO – Grande parte da área do Jardim Botânico está ocupada por representações das formações vegetais nativas: Floresta Estacional Decidual e Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Savana-parque, e representatividade de campo nativo do Estado.
PROGRAMAÇÃO/SETEMBRO 2008
LOCAL: Jardim Botânico de Porto Alegre (Rua Dr. Salvador França, 1427)
– De 10 a 28.09, das 9h às 17h – Sala de Exposições Temporárias do Museu de Ciências Naturais/FZB-RS – EXPOSIÇÃO JARDIM BOTÂNICO 50 ANOS.

Promoção
Fundação Zoobotânica do RS.

– Dia 14.09, das 11h às 17h – JARDINAÇÃO. Promoção Fundação Zoobotânica do RS, Programa Reciclar Banrisul e ONG Cataventus.
– Dia 21.09, às 16h – APRESENTAÇÃO OSPA. Promoção Fundação Zoobotânica do RS, apoio Grupo CEEE e Banrisul.
– De 25 a 28.09, das 9h às 17h – II FEIRA DO LIVRO INFANTIL. Promoção Fundação Zoobtânica do RS e Secraso. Patrono Luiz Coronel.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *