O JÁ Porto Alegre conquistou o Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental na categoria “Texto Jornal”, com a matéria “Construtora quer lotear área de Mata Atlântica na Capital”, do jornalista Guilherme Kolling. A reportagem foi publicada na edição de agosto de 2005.
A premiação, promovida pela Fepam, Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Sindicato dos Jornalistas do RS e Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ), aconteceu em 23 de novembro, no auditório Espaço Verde da sede da Fepam. O diretor-presidente da Fepam, Cláudio Dilda, destacou a qualidade dos 49 trabalhos inscritos, “o que demonstra o quanto a imprensa está atenta em relação às questões ambientais”.

O coordenador do concurso, jornalista Mário Rocha, da Assessoria de Comunicação da Fepam, observa que “todos os inscritos são vencedores, pois apresentaram diferentes e qualificadas abordagens do tema comum: o meio ambiente”. Os jurados registraram a grande dificuldade para a escolha. Participaram da seleção os jornalistas Ilza Girardi, pela UFRGS e Núcleo de Ecojornalistas; Antonio Goulart, pela Associação Riograndense de Imprensa; Léo Nuñez e José Carlos Torves, pelo Sindicato dos Jornalistas.
Veja o resultado completo do concurso
a) Texto Jornal – Guilherme Kolling, do Jornal JÁ Porto Alegre, pelo trabalho intitulado “Construtora quer lotear área de Mata Atlântica na Capital”, publicado na edição de agosto de 2005;
b) Texto Revista – Ulisses Almeida Nenê, do Conselho em Revista, órgão do CREA/RS, pelo trabalho intitulado “Mitos e verdades do Aqüífero Guarani”, publicado na edição de junho de 2005;
c) Fotografia – Paulo Rossi Jr., do jornal Diário Popular, de Pelotas, pelo trabalho intitulado “Grito pela vida”, publicado na edição de 11 de janeiro de 2005;
d) Radiojornalismo – Marcelo Roxo Matusiak, da Rádio Gaúcha, pelo trabalho intitulado “Vida longa aos pneus”, veiculado de 12 a 16 de julho de 2005 no programa Gaúcha Hoje;
e) Telejornalismo – Andrei Rossetto, da Televisão Educativa (TVE), pelo trabalho intitulado “Barra Grande”, difundido em 11 de janeiro de 2005, com a participação da produtora Sandra Porciúncula, da editora Salete Teixeira, do cinegrafista Antonio Cioccari e do auxiliar de operações Nilton Flores;
f) Webjornalismo – Denise de Rocchi e Tatiana Golgo, da Agência de Notícias Radioweb, pelo trabalho intitulado “Delta do Jacuí: parque ou área de Proteção Ambiental?”, veiculado em 17 de outubro de 2005.
Prêmio Roessler
A solenidade também marcou a entrega de troféus do Prêmio Henrique Luiz Roessler para Contribuição Especial à Defesa do Meio Ambiente, outorgada diretamente pelas entidades promotoras do Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental, não havendo candidaturas ou inscrição prévia. O Prêmio Henrique Luiz Roessler para Contribuição Especial à Defesa do Meio Ambiente destina-se, a cada ano, a uma personalidade, um evento e uma instituição. Os escolhidos em 2005:
Ilza Maria Tourinho Girardi – jornalista, doutora em Comunicação, professora do curso de Comunicação Social da UFRGS, com um longo currículo de atuação ambientalista, tendo implantado, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS, a primeira disciplina de Jornalismo Ambiental em curso de graduação do país. Também vem realizando orientações de trabalhos de conclusão, na graduação e pós-graduação, que têm o meio ambiente como temática central, além de promover atividades de pesquisa e extensão na área.
Sinfonia Inacabada – o evento de lançamento, em Brasília, no Ministério do Meio Ambiente, e no Rio Grande do Sul, da biografia de José Lutzenberger, escrita pela jornalista gaúcha Lilian Dreyer. É uma obra importante na medida em que resgata e consolida a trajetória de um dos maiores nomes do ambientalismo internacional. “Lutz”, como era conhecido, abandonou o trabalho na indústria química para dedicar-se à defesa do meio ambiente.
Núcleo Amigos da Terra / Brasil – ONG ambientalista, com mais de 40 anos de atividades, que tem desenvolvido intensa interação com os órgãos da imprensa para que apresentem os argumentos técnicos ambientalistas na discussão pública de projetos de desenvolvimento econômico. Atua junto à mídia como formadora de consciência ambiental e, nos últimos anos, tem priorizado ações relacionadas com a energia e mudanças climáticas.

Deixe um comentário