Foram dez prêmios entregues pela Delegacia Regional da Serra Gaúcha do Sindicato dos Jornalistas nesta quinta-feira em Caxias do Sul.
A cerimônia, no restaurante Zanuzi, marcou a entrega do prêmio O futuro da educação pública. O repórter Matheus Chaparini, do Jornal JÁ, foi premiado em duas categorias, com os segundos lugares em vídeo, pela matéria “BM retira estudantes da Sefaz com spray de pimenta”, e em web jornalismo, com a reportagem “A primeira noite da ocupação do colégio Emílio Massot”.
Esta foi a segunda edição do prêmio. Na primeira, em 2014, o tema foi As Marcas do Regime Militar na Serra Gaúcha – 50 Anos do Golpe. Os trabalhos foram avaliados por sete jurados: Letícia Duarte (jornalista), Salete Ardele (psicopedagoga), Patrícia Taufer (jornalista), Jeferson Ageitos (jornalista), Juliana Wexel (jornalista), André Machado (jornalista) e Eliana Gaspari Xerri (professora de mestrado).
Roberto Carlos Dias, idealizador do prêmio, fez sua última entrega como delegado regional e aproveitou o momento para divulgar que o prêmio será de âmbito estadual. “Agora, como dirigente estadual do sindicato estarei levando essa experiência para todo estado, lançando em redações e universidades, como forma de valorizar o trabalho do profissional jornalista e também dos estudantes, já que temos 27 cursos de Jornalismo no estado,” diz Dias.
O evento marcou também a posse da nova gestão da Delegacia Regional da Serra. O novo delegado é Maurício Concatto, fotojornalista há dez anos, trabalhou em veículos do Grupo RBS e a na revista O Caxiense. Concatto anunciou uma campanha de sindicalização, para aumentar a base do sindicato na região da serra.
Confira os vencedores:
Jornalismo Impresso
1º Lugar – Juliana Bevilaqua do Jornal Pioneiro com a reportagem “A volta dos estudantes”.
2º Lugar – Leandro Galante do Jornal O Estafeta com a reportagem “Do abandono dos pais ao abandono do Estado”.
Radiojornalismo
1º Lugar – Ronaldo Velho Bueno da Rádio São Francisco com a série de reportagens “Retratos da Rede Estadual”.
2º Lugar – Leandro Galante da Rádio 96.1 FM com a série de reportagem “Educação Pública – Vozes do Silêncio Série de Reportagens sobre educação pública”.
Telejornalismo
1º Lugar – Marcio Schenatto da TV Caxias – Jornal de Caxias com a série de reportagem “Ocupa Caxias”.
2º Lugar – Vania Marta Espeiorin da TV Câmara Caxias do Sul com o especial “Os reflexos das ocupações nas escolas estaduais de Caxias do Sul”.
Vídeo
1º Lugar – Rosmeri Teresinha Brogliato da TV Presença Sinpro Caxias com a série de vídeos “Que escola queremos?”.
2º Lugar – Matheus Chaparini do Jornal Já com o vídeo “BM retira estudantes da Sefaz com spray de pimenta”.
Web Jornalismo
1º Lugar – Lucas Araldi para o blog Tá na Pauta com a reportagem “Direita da urna, esquerda de luta”.
2º Lugar – Matheus Chaparini do Jornal Já com a reportagem “A primeira noite da ocupação do colégio Emílio Massot”.
Jornal JÁ recebe prêmio do sindicato em duas categorias
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário