José Camargo fala sobre medicina humanizada na Associação Comercial

“A humanização que qualifica” é o tema da palestra do médico José J. Camargo ao meio dia  desta terça-feira, 10, na Associação Comercial de Porto Alegre.
“A humanização, diz ele, é um conceito que cresceu muito nos últimos anos, na área de saúde, estabelecendo uma relação mais próxima entre o médico e o paciente”.
Um projeto foi implantado na rede pública pelo Ministério da Saúde, no ano 2000, com o objetivo de promover uma nova cultura de atendimento, “os profissionais de saúde enxergarem mais o ser humano e não só a doença”.
Autor de livros sobre o tema, como “O que cabe em um abraço”, “A tristeza pode esperar” e “Do que você precisa para ser feliz?”, Camargo sabe por experiência que entre dois profissionais igualmente qualificados, vai prevalecer “o mais carinhoso”.
Cirurgião de renome internacional, Camargo foi o idealizador e atual diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa, responsável por mais da metade dos transplantes de pulmão feitos até hoje no Brasil.
Foi pioneiro na América Latina (1989) e fez o primeiro transplante de pulmão com doadores vivos fora dos EUA (1999).
Além das aulas na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, chefia a equipe que mais transplanta pulmões no país.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *