Largo dos Açorianos: obra vai ficar para os 170 anos da Ponte

A ponte de Pedra, no Largo dos Açorianos, um dos mais antigos monumentos de Porto Alegre, completaria dois séculos em 2018, se não tivesse levado 30 anos para ser construída.
Obra importante, para ligar o centro da cidade com diversos bairros, a ponte sobre o riacho foi autorizada em 1818, pelo governador da Capitania, mas só foi entregue em março de 1848, depois de muitas paralisações.
Para começar, a primeira versão foi uma ponte de madeira construída com uma subscrição dos moradores interessados na obra e reconstruída diversas vezes, até a construção definitiva, nos moldes das pontes militares portuguesas.
Ela perdeu a utilidade desde que o Riacho foi “retificado” e com os aterros da Orla na metade do século passado. Desde então, cresce a sua importância como monumento histórico, elemento simbólico da formação da cidade.
Agora, há dois anos a ponte está cercada por tapumes. A obra no Largo esteve parada seis meses por falta de pagamento à empreiteira. A retomada foi anunciada no início de junho, mas só no começo de julho as máquinas chegaram ao local.
A nova previsão de conclusão é o início de 2018. Se for em março, coincidirá com os 170 anos da ponte.
O restauro do Largo dos Açorianos foi orçado em R$ 4,8 milhões, dinheiro do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre (Fumproamb).
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *